Brasil

Avião que caiu no Recife estava em operação há um ano, diz empresa

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife e provocou a morte de 16 pesoas estava em operação há um ano pela Noar Linhas Aérea

Avião que caiu no Recife estava em operação há um ano, diz empresa

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife e provocou a morte de 16 pesoas estava em operação há um ano pela Noar Linhas Aéreas. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, o avião bimotor LET-410 foi comprado novo na República Tcheca. A Noar começou suas operações diárias no Nordeste em 14 de junho de 2010 com duas aeronaves.

Conforme informações no site da fabricante, o primeiro avião comprado pela Noar saiu da República Tcheca em 9 de março de 2010. A segunda aeronave adquirida pela companhia decolou em direção ao Brasil em 4 de junho do ano passado.

O modelo L-410, também conhecido como LET, é um bimotor turbo-hélice com capacidade para 19 passageiros e utilizado para o transporte em pequenas e médias distâncias. Em um ano, a Noar transportou 40 mil pessoas.

Com os dois aviões, a companhia realiza cinco voos diários para Maceió (AL), Natal (RN) e Mossoró (RN), tendo Recife como aeroporto de distribuição. No total, são 70 voos semanais. Em setembro de 2010, a companhia fechou aliança com a Gol Linhas Aéreas.

A empresa tem previsão de divulgar uma nota na manhã desta quarta-feira (13).

Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a assessoria de imprensa da Aeronáutica, 16 pessoas morreram no acidente. A informação foi confirmada pela FAB, que diz que houve “totais perdas humanas e materiais”.

A aeronave da Noar Linhas Aéreas partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.

Segundo a assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto por volta das 8h e estavam sendo encaminhados ao auditório da Infraero. O aeroporto fica no município de Paranamirim (RN), a 18 quilômetros de Natal.

Nota da FAB
Leia abaixo a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o acidente:

“O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.

No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.”

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lula condena e vê violação de soberania em ataque dos EUA contra o Irã

2

Brasil

Imposto de Renda: receita abre consulta novo lote de restituição

3

Brasil

Incêndio em balão que caiu no Sul foi causado por maçarico no cesto

4

Brasil

São João de Cabedelo começa nesta terça-feira com shows à beira-mar até 29 de junho; confira programação

5

Brasil

Mais de 288 mil passageiros devem passar pelas rodoviárias de João Pessoa, Campina Grande e demais cidades durante feriadão de São João