FUSÃO

Azul e Trip criarão companhia aérea com 14% do mercado

As companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar uma fusão na tarde desta segunda-feira, criando uma companhia aérea com cerca de 14%

Azul e Trip criarão companhia aérea com 14% do mercado

As companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar uma fusão na tarde desta segunda-feira, criando uma companhia aérea com cerca de 14% do mercado brasileiro, em mais operação de consolidação do setor que enfrenta preços altos de combustíveis e aumento da demanda inferior ao da oferta de assentos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira por uma fonte próxima às negociações que preferiu não se identificar.

Representantes da Trip não comentaram o assunto. Já a Azul, terceira maior companhia aérea do Brasil, afirmou que somente se pronunciará no evento de imprensa que será realizado na tarde desta segunda-feira, em São Paulo. O teor do encontro não foi informado.

A Azul terminou o mês de abril com uma participação de mercado no Brasil de 9,94%, enquanto a Trip registrou fatia de 4,29% no mesmo período, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil nesta segunda-feira.Desta forma, as duas empresas detiveram em abril uma participação de mercado de 14,23%, isolando a nova companhia na terceira colocação no mercado de aviação doméstica.

A liderança segue sendo disputada entre TAM e o grupo Gol, que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico.A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou em março do ano passado uma carta de intenções para comprar 31% de participação na área regional, acordo que não se concretizou.Segundo jornais, a operação deixará os acionistas da Azul com participação majoritária na nova empresa.

O restante ficará com os acionistas da Trip.O jornal O Estado de S. Paulo publicou nesta segunda-feira que 80% da nova empresa ficarão sob controle de acionistas da Azul, criada em 2008, que incluem o empresário David Neelemann, fundador da empresa, e os fundos de investimento Gávea e TPG. Já o jornal Valor Econômico afirma que a participação da Azul na empresa combinada será de 67%. A Trip, fundada em 1998, tem entre seus acionistas a companhia aérea americana SkyWest, com 20% da aérea brasileira; e os grupos rodoviários Caprioli e Águia Branca.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Marido defende Xuxa após apresentadora alimentar morcegos em vídeo: “preconceito”

2

Brasil

MEI: prazo para entregar declaração anual termina hoje; veja como fazer

3

Brasil

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado em R$ 31 milhões

4

Brasil

Padre viraliza com convite do ‘mano Jesus Cristo’ cheio de gírias: ‘Cola na quermesse do padroeiro mais resenha!’

5

Brasil

Prefeito é alvo de operação da Polícia Federal em caso de venda de sentenças