Alargamento

Balneário Camboriú libera trecho de nova faixa de areia; guarda-vidas mudam estratégias para reforçar segurança de banhistas

A megaobra, que segue em direção ao Norte da orla, deve ampliar a faixa de areia de 25 para 75 metros.

Balneário Camboriú libera trecho de nova faixa de areia; guarda-vidas mudam estratégias para reforçar segurança de banhistas

A área vai da altura da Rua 4000 até o molhe da Barra Sul. — Foto:Reprodução

A Prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, liberou na terça-feira (28) o acesso do público de um trecho de alargamento da faixa de areia da Praia Central. A área vai da altura da Rua 4000 até o molhe da Barra Sul. A megaobra, que segue em direção ao Norte da orla, deve ampliar a faixa de areia de 25 para 75 metros. A conclusão está prevista para novembro.

O espaço de aproximadamente 2 quilômetros foi concluído há dez dias e estava interditado para a retirada da tubulação utilizada nas obras e para que houvesse acomodação do aterro, especialmente dentro da água.

Por conta da abertura da área ao público, os bombeiros precisaram rever as estratégias de trabalho para garantir a segurança de banhistas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o monitoramento foi reforçado já que aumentou a distância entre os postos fixos de guarda-vidas. A corporação aumentou o uso de quadriciclos e planeja trabalhar, a partir deste verão, com cadeirões, que são estruturas móveis para ficar mais próximas da água.

Uma das principais preocupações dos guarda-vidas é a adaptação dos banhistas a eventuais mudanças nas características da praia. No entanto, de acordo com os bombeiros, a alteração não ocorreu até o momento.

Os bombeiros têm se reunido semanalmente com a equipe técnica da obra para avaliar os dados do alargamento, e têm feito o monitoramento da dinâmica das correntes e possível formação de buracos.

Por enquanto, a praia continua com as mesmas características de declividade suave, sem alterações. A Barra Sul, por onde começou o alargamento, é o trecho naturalmente mais protegido da praia, o que favorece as condições para os banhistas.

Considerado um dos maiores “engordamentos de praia” da América Latina, o aterro fará com que as sombras dos arranha-céus não atrapalhem mais o banho de mar no local.

Os trabalhos com a draga começaram em 22 de agosto na parte Sul da praia. Essa etapa, da altura da Rua 3700 até a Barra Sul, terminou em 17 de setembro. O trecho tem 2 quilômetros. A média de avanço da obra é de 90 metros por dia, disse um dos fiscais e engenheiro, Toni Frainer, na sexta-feira (24).

Monitoramento dos bombeiros

De acordo com o capitão Marcus Vinícius Abre, que é subcomandante do 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Balneário Camboriú, o objetivo das ações é agilizar os atendimentos. Ele explica que os guarda-vidas já atuam com rondas, circulando em duplas pela praia, e os cadeirões devem ser uma estratégia adicional no processo.

Os cadeirões também devem ser utilizados na região da Barra Sul, que foi a primeira a ser alargada e recentemente liberada aos banhistas, e onde não há postos fixos. O posto guarda-vidas na região fica na altura da Rua 3.700.

Após o término das obras de engordamento de praia, o projeto dos bombeiros é aumentar de seis para dez o número de postos na orla da Praia Central. A instalação deve ocorrer em conjunto com as obras de reurbanização.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

2

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso

3

Brasil

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas

4

Brasil

Jovem mata e decepa mão da mãe para retirar dinheiro em banco na Bahia

5

Brasil

Cachorro morre após falha em transporte aéreo e viagem para destino errado