Nessa segunda

Bolsonaro divulga números errados de covid-19 e Instagram marca postagem com alerta de notícia falsa

Não é a primeira vez que o presidente tem conteúdos excluídos de redes sociais por violar regras de uso.

Bolsonaro divulga números errados de covid-19 e Instagram marca postagem com alerta de notícia falsa

Presidente compartilhou informações falsas no Instagram — Foto:Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou no Instagram, na noite dessa segunda-feira (11), informações falsas sobre o número de mortes por covid-19 no Ceará. Como consequência, a rede social excluiu a imagem e deixou no lugar um alerta de mensagem falsa.

A publicação, que foi originalmente feita pelo deputado estadual André Fernandes (PSL-CE), dizia que o número de mortes por doenças respiratórias no Ceará caiu entre 2019 e 2020, apesar da pandemia de covid-19.

A imagem compartilhada pelo presidente iniciava com a mensagem: “Toda vida importa! Entretanto há algo muito “estranho” no ar!”. Em seguida, apontava que o número de mortos por doenças respiratórias no Ceará caiu de 6.377 em 2019, sem a covid-19, para 6.296 em 2020, com a doença, entre 16 de março a 10 de maio. “Por que em 2019 não teve o mesmo alarde?”, questionava o post.

De acordo com uma checagem realizada pela Agência Lupa, porém, os números citados incluíam, equivocadamente, mortos por outras doenças, como câncer e aids. Ainda segundo a agência, o Portal da Transparência do Registro Civil aponta que foram 2.808 óbitos por doenças respiratórias no Ceará no período citado de 2019, e 3.217 em 2020.

Não é a primeira vez que o presidente tem conteúdos excluídos de redes sociais por violar regras de uso. Em março, o presidente teve dois vídeos apagados de sua conta no Twitter. Os vídeos mostravam o presidente passeando por Brasília, desrespeitando as recomendações de isolamento social, defendendo o uso da hidroxicloroquina para populares e dizendo que o País só ficará imune depois que 60 a 70% dos cidadãos forem infectados.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Tutor é preso suspeito de matar o próprio pitbull após animal atacar cão da vizinha

2

Brasil

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

3

Brasil

Mãe e filha moram em McDonald’s há três meses; dupla é suspeita de calotes e foi condenada por injúria racial

4

Brasil

Morre o cantor Anderson Leonardo, ícone do grupo Molejo, aos 51 anos

5

Brasil

‘X’ alega ao STF que falha técnica permitiu divulgação de live por perfis bloqueados