ex-presidente

Bolsonaro diz que prisão seria o “fim” da sua vida: “estou com 70 anos”

Ao responder sobre a possibilidade de ser preso, Bolsonaro também questionou as acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Denúncia do golpe: Bolsonaro nega crime, pede julgamento no plenário e reclama de falta de acesso a provas

Bolsonaro. (foto: Walter Campanato/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que uma eventual prisão representaria o “fim” da vida dele e classificou a possibilidade como injusta. Ele admitiu ter discutido, com aliados, sobre “dispositivos constitucionais”, mas alegou que as conversas não passaram de “palavras”.

Ao responder sobre a possibilidade de ser preso, Bolsonaro também questionou as acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“É o fim da minha vida, estou com 70 anos. Completamente injusta uma possível prisão. Cadê meu crime? Onde eu quebrei alguma coisa? Onde eu tentei dar um golpe? Cadê a prova de um possível golpe? A não ser discutir discutir dispositivos constitucionais que não saíram do âmbito de palavras”, ressaltou o ex-presidente em declaração feita ao jornal Folha de S.Paulo.

Na quarta-feira (26), a Primeira Turma do STF tornou réu o ex-presidente e outros sete denunciados na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado durante e após a eleição de 2022. A decisão foi unânime entre os ministros da Turma.

Sobre o julgamento, Bolsonaro afirmou que não se surpreendeu com a decisão e que agora caberá ao Ministério Público apresentar provas das acusações contra ele.

“Não foi surpresa o acatamento da denúncia. Agora é o momento que o Ministério Público vai buscar provas do que foi feito”, declarou Bolsonaro durante a entrevista.

A denúncia da PGR aponta cinco crimes atribuídos ao ex-presidente, todos ligados a um suposto plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São eles:

O ex-presidente é acusado dos seguintes crimes:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e
  • Deterioração de patrimônio tombado

Com a aceitação da denúncia pelo STF, será instaurada formalmente uma ação penal, dando início a uma série de trâmites e audiências. O processo inclui a oitiva de testemunhas de acusação e defesa.

Ainda na entrevista, Bolsonaro descartou a possibilidade de deixar o Brasil ou pedir asilo político nos Estados Unidos. Questionado sobre essa hipótese, respondeu: “zero”.

Por CNN Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lula chama Bolsonaro de ‘frouxo’ e diz a produtores rurais que ‘nunca vai pedir PIX e anistia’

2

Brasil

Avião cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo

3

Brasil

Concurso Nacional Unificado: lançado novo edital com 3,6 mil vagas e salários até R$ 18 mil

4

Brasil

Paraibano Hugo Motta defende derrubada de alta do IOF e diz que não traiu Planalto

5

Brasil

Prouni 2025: Inscrições para bolsas de estudo em cursos de graduação no segundo semestre começam nesta segunda-feira