Brasil

Bolsonaro viaja a Guariba, SP, para inaugurar planta de biogás em usina

Comitiva presidencial desembarcou no aeroporto de Ribeirão Preto (SP) às 8h20 e seguiu de helicóptero para cerimônia. Ministro de Minas e Energia também é aguardado.

Bolsonaro viaja a Guariba, SP, para inaugurar planta de biogás em usina

O presidente Jair Bolsonaro desembarca no Aeroporto Estadual Leite Lopes em Ribeirão Preto (SP) — — Foto:Ronaldo Gomes/EPTV

O presidente da República Jair Bolsonaro viaja a Guariba (SP) na manhã desta sexta-feira (16) para participar da inauguração de uma planta de biogás de uma usina da Raízen. O evento está previsto para começar às 10h.

O avião com a comitiva presidencial decolou em Brasília (DF) às 7h20 e chegou por volta das 8h20 ao Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), onde foi recebido por apoiadores e estava sem máscara, acessório de proteção contra a Covid-19 com uso obrigatório no estado de São Paulo.

Em seguida, o presidente seguiu de helicóptero com destino a Guariba, a 90 quilômetros de distância, onde desembarcou e fez uma visita à usina antes da cerimônia.

Bolsonaro deve discursar aos participantes do evento. Ainda não há confirmação se ele concederá coletiva no local.

Ao término da cerimônia, o presidente deve viajar para Porto Real (RJ). No sábado (17), ele deve participar do Espadim, evento com entrega de uma réplica da espada de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

Presidente Jair Bolsonaro deve seguir de helicóptero para Guariba (SP) após chegada ao Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV

Planta de biogás

A planta de biogás que vai ser inaugurada nesta sexta-feira é a primeira do país a gerar energia limpa produzida por subprodutos e insumos da cana-de-açúcar, como torta de filtro e vinhaça, antes considerados resíduos após o processo de produção de açúcar e etanol.

O projeto foi iniciado em agosto de 2018 e tem capacidade para produzir até 138 mil megawatt-hora (MWh) por ano, meta que deve ser atingida na próxima safra, segundo a Raízen, desenvolvedora da planta em parceria com a Geo Energética.

A produção é capaz de iluminar uma cidade com mais de 200 mil habitantes, de acordo com a empresa.

Ao final do processo de produção de energia, os subprodutos da cana voltam à lavoura como adubo, pois ainda permanecem ricos em potássio, fósforo e nitrogênio, e um novo ciclo é iniciado.

Planta de biogás é inaugurada nesta sexta-feira (16) em Guariba, SP, com a presença de Jair Bolsonaro — Foto: Divulgação/Raízen

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Incêndio atinge prédio em construção no Recife

2

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

3

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

4

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

5

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso