Exército

Brasil recebe 30 tanques de guerra blindados doados pelos Estados Unidos

Os veículos saíram de Galveston, no Texas, para serem usados em treinamento, combate e defesa.

Brasil recebe 30 tanques de guerra blindados doados pelos Estados Unidos

Na quarta-feira (16), 15 carretas especiais fizeram o deslocamento da carga do Porto de Paranaguá até a capital, pela BR-277. — Foto:Reprodução

Trinta tanques blindados, que foram doados pelos Estados Unidos ao Exército Brasileiro, chegaram a Curitiba nesta quinta-feira (17).Os veículos saíram de Galveston, no Texas, para serem usados em treinamento, combate e defesa. 

Eles chegaram no Porto de Paranaguá, no litoral do estado, na terça-feira (15).

Na quarta-feira (16), 15 carretas especiais fizeram o deslocamento da carga do Porto de Paranaguá até a capital, pela BR-277.

Em Curitiba, o equipamento será desmontado, revisado e modernizado dentro dos padrões das Forças Armadas Brasileiras.

A expectativa é de que até o fim de 2021 os tanques estejam prontos para utilização em operações. Depois disso, alguns blindados serão levados para o Rio Grande do Sul, mas a maior parte dos veículos ficará no Paraná.

“Os comandantes das nossas unidades blindadas vão ter a oportunidade de conduzir as operações militares, dando mobilidade, dando proteção blindada e permitindo que ele faça esse comando de uma posição serrada junto à sua tropa”, disse o coronel Marcelo Sérgio, diretor do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar.

Modelo dos tanques
Os blindados são do modelo M577 A2, possuem um motor diesel de 212 cavalos e podem ser adaptados para funcionar como ambulância ou central de comunicações.

Cada viatura pesa aproximadamente 12 toneladas. Elas foram produzidas nos Estados Unidos na década de 60 e com a manutenção podem ser utilizados em operações por mais 20 anos.

Caso o Exército Brasileiro fosse comprar todas as viaturas que foram doadas, o custo sairia em torno de um milhão de dólares.

Doação
De acordo com o Governo do Paraná, os Estados Unidos costumam doar equipamentos usados a nações amigas, que posteriormente fazem a restauração e modernização, e dão nova vida útil aos tanques.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 100 milhões hoje

2

Brasil

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança em estádio

3

Brasil

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

4

Brasil

Anvisa tem maioria para manter proibida venda de cigarro eletrônico no Brasil

5

Brasil

Renda dos 10% mais ricos é 14 vezes superior à dos 40% mais pobres