
O sonho de tirar a carteira náutica deve se tornar realidade para muitos jovens de Cabedelo com a gratuidade da formação oferecida em novo projeto da Prefeitura de Cabedelo. Conforme obtido pelo ClickPB, o curso de Arrais Amador vai beneficiar jovens de 18 a 29 anos que desejam obter habilitação náutica e se qualificar para o turismo marítimo.
Em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (2), o secretário de Turismo de Cabedelo, Haenell Farias, explicou que a formação se faz necessária para atender a demanda por mão de obra nas marinas da região. Além disso, o gestor destacou o objetivo educacional do projeto em ampliar as possibilidades do primeiro emprego e de mercado de trabalho aos jovens.
“Primeiro eles fazem um curso náutico com todo o treinamento teórico e prático e, após esse treinamento, estão aptos a prova da Marinha e trabalhar. Normalmente se paga um valor de mais de R$ 600 a uma auto escola náutica, depois pagam uma taxa na Marinha para fazer a prova. Agora, com esse programa, nós vamos isentar a taxa da Marinha e o curso será gratuito. A Prefeitura vai custear a formação dos jovens na autoescola náutica”, disse ao Portal ClickPB.
Conforme o secretário, estão aptos a concorrer a uma das vagas do curso jovens de 18 a 29 anos, moradores de Cabedelo, inscritos no CadÚnico ou com renda per capita de até ½ salário-mínimo e com ensino fundamental completo.
As inscrições começam dia 9 de dezembro e seguirão até o dia 15 de dezembro de 2025, na Secretaria de Turismo – Centro Turístico Francisco de Oliveira (BR-230, KM 0), das 8h às 14h.
Os candidatos deverão levar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante do CadÚnico, histórico escolar ou certificado de conclusão e autodeclaração de baixa renda
O curso terá dois dias de formação teórico e prático 19 e 20 de dezembro de 2025 e ministrado por uma empresa credenciada pela Marinha. Os aprovados terão ainda capacitação complementar com módulos de Primeiros Socorros, Atendimento ao Turista e noções de Inglês e Espanhol.

