CNJ

Concursos do Judiciário terão novas regras para candidatos indígenas e com deficiência

Nos concursos do Judiciário, candidatos indígenas e os com deficiência terão as mesmas notas exigidas para negros, ou seja, 20% inferior ao cobrado para aprovação da ampla concorrência,

concurso, Judiciário, regras, indígenas, pessoas com deficiência

Indígenas e pessoas com deficiência terão novas regras em concursos do Judiciário.

Os concursos do Judiciário terão novas regras para provimento de cargos efetivos em concursos para servidores do Poder Judiciário. A novidade foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir de agora, os candidatos indígenas e os com deficiência terão as mesmas notas exigidas para os negros, ou seja, 20% inferior ao cobrado para aprovação dos concorrentes de ampla concorrência, que representa 60% do total. O objetivo é assegurar o tratamento isonômico aos cotistas que desejam ingressar como servidores do Poder Judiciário.

O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou em seu voto a necessidade de uniformização de parâmetros das políticas de inclusão adotadas pelo Conselho nos concursos do Poder Judiciário.

Ele citou a Resolução CNJ 401/2021, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e de inclusão de pessoas com deficiência e também a Resolução 512/2023, que trata da reserva aos indígenas de ao menos 3% das vagas dos concursos.

“Considerando a essência das políticas afirmativas de inclusão adotas pelo Conselho Nacional de Justiça para ingresso nos cargos efetivos de servidores, a mesma disposição quanto à nota mínima aplicável aos candidatos negros deve ser estendida aos candidatos indígenas e àqueles com deficiência, seja por incidência do princípio da isonomia, seja por coerência da própria ação afirmativa empreendida pelo CNJ”, manifestou o presidente na fundamentação do voto.

Com Agência CNJ

Leia Mais

Justiça condena Estado a pagar indenização de R$ 150 mil por morte de bebê em maternidade, na Paraíba

 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba hoje

2

Brasil

Emissão da nova carteira de identidade supera 7 milhões; veja como tirar

3

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

4

Brasil

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado com sangramento intracraniano

5

Brasil

VÍDEO: Motorista tem relógio roubado e acelera lamborghini para atropelar suspeito