QUEDA DE BIMOTOR

Corpos de vítimas de acidente aéreo em Pernambuco serão identificados pelo DNA

Os peritos também vão tentar reconhecer as vítimas através das arcadas dentárias, próteses e outros sinais informados por parentes

Corpos de vítimas de acidente aéreo em Pernambuco serão identificados pelo DNA

As vítimas do acidente aéreo com o avião LET-410 nesta quarta-feira, em Recife, serão identificadas por testes de DNA. O gestor de Polícia Científica, Francisco Sarmento, explicou que já começaram as coletas de material genético, como amostras de saliva, sangue, cabelo dos parentes mais próximos dos 16 mortos na queda do avião da Noar. O avião caiu e pegou fogo. Os passageiros morreram carbonizados.

Os peritos também vão tentar reconhecer as vítimas através das arcadas dentárias, próteses e outros sinais informados por parentes. Quando a indentidade do corpo for confirmada, ele será liberado imediatamente.

O trabalho de identificação pode durar cerca de dez dias, segundo a Polícia Científica de Pernambuco.

– Em torno de 10 dias, acreditamos que a identificação pelo DNA já possa ser concluída. Estaremos em tempo integral trabalhando nesse sentido – afirma Francisco Sarmento.

Como Pernambuco não possui um laboratório especializado, os testes serão feitos em Salvador, na Bahia.

O diretor para assuntos corporativos da Noar, Giovanne Farias, informou que a aeronave que caiu nesta quarta-feira tinha menos de um ano de operação e estava com a manutenção em ordem. Segundo o diretor, o avião modelo LET-410, fabricado na República Tcheca, tinha passado por uma revisão no último fim de semana. Segundo ele, após a última revisão, o avião acidentado já tinha voado por 17 horas e 4 minutos sem apresentar problemas. De acordo com o presidente da Noar, Djalma Cintra Jr., a aeronave foi adquirida nova da fabricante tcheca.

– Sempre primamos pela segurança e por isso a Noar começou a operar com aeronaves novas – disse o presidente da empresa, que lamentou o acidente.

Giovanne Farias disse que a investigação sobre as causas da tragédia já começaram. Ele disse que ainda não há informações sobre as causas do acidente. O diretor da Noar garantiu que a empresa cumpre todas as recomendações de segurança aérea da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Aeronáutica. Em nota, a Anac informou que a manutenção do avião e a habilitação dos pilotos estavam em dia. Ainda segundo o diretor, a aeronave decolou com 5.559 quilos e o máximo permitido é de 6.600 quilos, portanto dentro do limite permitido.

– A aeronave estava em perfeitas condições, passou por revisão periódica e os tripulantes eram muito experientes. Não vamos poupar esforços para investigar as causas deste acidente – disse Farias, visivelmente emocionado durante entrevista coletiva.

Testemunhas que viram o acidente relataram que não viram fumaça ou fogo antes da queda.

– Não tinha fumaça, não tinha nada. Ele vinha de frente, virou e caiu – disse o instrutor de primeiros socorros Everaldo Sá.

Pedreiros que trabalham numa obra próxima ao acidente disseram que viram uma mulher fora do avião, após a queda, mas não conseguiram salvá-la por causa do fogo.

O copiloto Roberto Gonçalves, que morreu no acidente, havia dito ao irmão dele, o também piloto Jairo Gonçalves, que a aeronave apresentava perda de força na decolagem e havia atribuído o problema a um defeito do modelo LET-410. Ele disse que técnicos da fabricante tcheca já tinham vindo ao Brasil. De acordo com o diretor Giovanne Farias o avião voou na noite desta terça-feira e não houve relato do piloto de perda de potência na decolagem.

Segundo o diretor da Noar, o piloto era experiente e tinha mais de 15 mil horas de voo, sendo 1.000 horas no modelo LET-410. O copiloto tinha mais de 2.000 horas de voo, sendo 460 horas no avião acidentado. De acordo com o diretor, a Noar possui 6 pilotos e 5 copilotos, número suficiente para sua operação. A empresa opera com dois avião LET-410 e faz cerca de dez viagens diárias no Nordeste.

As caixas-pretas do avião já foram resgatadas e levadas por peritos que vão investigar o acidente. Os destroços do avião estão sob custódia da Aeronáutica.

– Nos solidarizamos com as famílias das vítimas e dos tripulantes, com quem dividimos essa perda irreparável. Daremos toda a assistência necessária e pedimos a Deus que conforte essas famílias. Estamos comprometidos e empenhados na busca de respostas para o acidente – disse o diretor da empresa.

A Noar Linhas Aéreas completou um ano de atuação em junho e opera voos diários entre Recife e Maceió e na rota Recife/Natal/Mossoró. Suas operações foram iniciadas com investimento de R$ 40 milhões, bancado pelos grupos Bonanza (varejista de Caruaru) e Vale do Ipojuca (do setor de comunicação, de educação e de hotelaria), além de Mario Moreira, da regional carioca Team. Em média, a companhia faz 280 voos semanais.

O objetivo da empresa é atender principalmente executivos em trânsito entre essas cidades. Em setembro passado, a empresa anunciou parceria com a Gol, na qual os passageiros podem comprar uma passagem no trecho Rio de Janeiro-Mossoró, voando em aviões da Gol e da Noar com apenas um check-in e despachando a bagagem até o destino final.

O LET-410 é uma aeronave de fabricação tcheca com capacidade para até 19 passageiros. O avião tem uma envergadura de 19,9 metros, com 14 metros de comprimento e uma altura de 5,8 metros. Em sua página na internet, a Noar informa que o avião pode voar mais baixo, em “voos praticamente panorâmicos”. O avião pode operar em pistas curtas.

Em 2006, um acidente com um avião do mesmo modelo, da companhia Team, deixou 19 pessoas mortas no Rio de Janeiro. O avião havia saído de Macaé com destino a capital carioca. Em fevereiro deste ano, um LET- 410 caiu perto da capital de Honduras, Tegucigalpa, matando os dois pilotos e 12 passageiros que estavam a bordo.

Cronologia do acidente

O Comando da Aeronáutica informou que o avião decolou às 6h51m e, 55 segundos depois, o piloto informou à Torre de Controle estar em situação de emergência e tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem.

Dois minutos depois, às 6h53min57s, ele informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. Às 6h54min18s o sinal da aeronave desapareceu da tela do radar. A queda ocorreu num terreno baldio entre Recife e Jaboatão dos Guararapes. Logo depois de tocar o solo, o avião explodiu. Todos os ocupantes morreram carbonizados.

Todos os voos da companhia aérea nesta quarta-feira foram cancelados, segundo informação de atendentes da própria empresa.

Em nota, a presidente Dilma Roussef lamentou o acidente. O governo de Pernambuco decretou luto de três dias.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/07/14/vitimas-de-acidente-aereo-em-recife-serao-identificadas-por-testes-de-dna-924905143.asp#ixzz1S4ptDYWk
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