Brasil

Deputado federal do PL é flagrado com maços de dinheiro em vídeo

Imagens mostram deputado do partido do presidente Jair Bolsonaro com maços de dinheiro que seriam de esquema de corrupção por emendas. Parlamentar é pré-candidato ao governo do Maranhão.

Deputado federal do PL é flagrado com maços de dinheiro em vídeo

O flagrante aconteceu em outubro do ano passado, no escritório do político. — Foto:Reprodução

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho, do Partido Liberal, legenda do presidente Jair Bolsonaro, apareceu em imagens manuseando maços de dinheiro que, segundo investigações da Polícia Federal, são produto direto de esquema envolvendo emendas parlamentares. O flagrante aconteceu em outubro do ano passado, no escritório do político, e o vídeo foi divulgado pela revista Crusoé.

Apesar do escândalo, nenhuma medida, além das ações de busca e apreensão, foi adotada até o momento. Josimar de Maranhãozinho é alvo de duas investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o esquema de compra e venda de emendas parlamentares em funcionamento no Congresso.

Algumas negociações foram feitas com as emendas do relator, que abastecem o chamado “orçamento secreto”. O deputado receberia o dinheiro após destinar verbas de emendas parlamentares para municípios controlados por aliados. Após receber o montante, os prefeitos contratam empresas ligadas a Maranhãozinho e devolvem, em dinheiro vivo, parte do dinheiro.

As imagens foram gravadas por uma câmera escondida pela PF autorizada pelo STF, no escritório do político em São Luís, Maranhão. Josimar é pré-candidato ao governo do Maranhão pelo PL. O deputado ainda não se manifestou sobre o assunto e permanece no cargo.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana