Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Brasil

Editoria sobre Brasil ir para editoria →

História

Dia da Previdência Social é comemorado nesta sexta-feira 24 de janeiro

A “Lei Eloy Chaves”, como ficou popularmente conhecida na época, foi feita para a criação e garantia da Caixa de Aposentadorias e Pensões para aqueles que trabalhavam em vias ferroviárias no começo dos anos 1920.

Além dessas mudanças, a Constituição garantiu a seguridade social para todos os trabalhadores com carteira assinada e equidade no financiamento e distribuição do benefício. (Foto: reprodução)

Por

Você sabia que existe um dia para a Previdência Social? A data marca a sanção do decreto 4.682/23 do dia 24 de janeiro de 1923. Com quase 100 anos, esse benefício sofreu algumas alterações importantes, como a Reforma da Previdência em 2019.

A “Lei Eloy Chaves”, como ficou popularmente conhecida na época, foi feita para a criação e garantia da Caixa de Aposentadorias e Pensões para aqueles que trabalhavam em vias ferroviárias no começo dos anos 1920.

Eloy Chaves foi um empresário relevante da época, atuando como um agente importante do progresso de São Paulo. Porém, foi na política que Eloy ficou conhecido, ao ser considerado o Pai da Previdência Social no Brasil, promulgando o decreto 4.682/23.

Apesar do entusiasmo de empregados e empregadores, a CAP (Caixa de Aposentadorias e Pensões) não durou muito tempo. Em 1930, no primeiro governo Vargas, o sistema foi suspenso para dar início ao Instituto de Aposentados e Pensões (IAP), que separava os funcionários por categoria de trabalho.

Passando por algumas reformas, esse benefício passou a ser administrado pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e depois se tornou o já conhecido Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que unificou os órgãos responsáveis pela aposentadoria dos trabalhadores brasileiros.

Constituição Federal de 88

Foi na Constituição Federal de 1988 que a Previdência se consolidou como um sistema de direitos do cidadão, tanto na área da saúde quanto na área de assistência social. A arrecadação, que é feita por aqueles que estão empregados no momento, e a distribuição, que é direito daqueles que se aposentam através do trabalho formal, passaram a ser obrigações do Estado.

Além dessas mudanças, a Constituição garantiu a seguridade social para todos os trabalhadores com carteira assinada e equidade no financiamento e distribuição do benefício. Atualmente, a Previdência e a CLT estão mais adaptadas para o mercado de trabalho que vivemos.


Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Ministério do Meio Ambiente demite principais autoridades de combate à mudança climática

Ibama encontra óleo ao redor de navio encalhado na costa do Maranhão

Petrobras corta preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir de sábado

Petrobras coloca à venda sua participação na Gaspetro