Brasil

Divulgados mais de 700 registros oficiais de aparição de OVNIs no Brasil

O primeiro registro do Arquivo Nacional data de 1952 e o mais recente, de 2016.

Divulgados mais de 700 registros oficiais de aparição de OVNIs no Brasil

Um OVNI é qualquer objeto em espaço aéreo que não seja imediatamente identificado, podendo variar entre balões metereológicos, drones, fenômenos atmosféricos, animais e aeronaves de outros países em voos não-autorizados. — Foto:Reprodução

O Arquivo Nacional (AN), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, disponibiliza de forma digital mais de 700 arquivos digitalizados de fotos, áudios, vídeos e relatos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) feitos por civis e militares no Brasil.

Um OVNI é qualquer objeto em espaço aéreo que não seja imediatamente identificado, podendo variar entre balões metereológicos, drones, fenômenos atmosféricos, animais e aeronaves de outros países em voos não-autorizados. 

O primeiro registro do Arquivo Nacional data de 1952 e o mais recente, de 2016.

Primeiro registro

O primeiro registro de OVNI no Brasil aconteceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e foi realizado com fotografia. O objeto é comparado à nave DC-5 na primeira foto. Porém, as outras fotografias mostram que ele tinha formato de disco, lembrando um prato. 

O responsável pela equipe de processamento técnico do acervo da Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG) e técnico em assuntos culturais do AN, Raynes Castro, conta que há suspeitas de montagem nas fotografias, mas que, particularmente, ele não acredita na hipótese. 

“Acho pouco provável. Para mim elas são originais. Até porque naquela época não existia manipulação de imagens como existe hoje em dia”, afirma Raynes.

A Noite Oficial dos OVNIs

Em 19 de maio de 1986, os radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) detectaram 21 objetos voadores não-identificados no espaço aéreo brasileiro. 

Confira o áudio aqui.

Cinco jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados para perseguição, mas nenhum obteve sucesso.

Os OVNIs foram detectados em São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. Nenhum dos caças conseguiu alcançá-los e eles desapareceram.

LEIA MAIS: Asteroide gigante classificado como ‘potencialmente perigoso’ vai passar pela Terra nesta quarta, diz NASA

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana