Veja as datas

Duas chuvas de meteoros poderão ser observadas do Brasil ainda este ano

O primeiro fenômeno é o 'Épsilon Gruídeos' que está previsto para acontecer na madrugada do dia 11 para o dia 12 de junho, dia dos namorados no Brasil

Duas chuvas de meteoros poderão ser observadas do Brasil ainda este ano

Duas chuvas de meteoros estão previstas para serem observadas no céu do Brasil ainda neste ano. O primeiro fenômeno é o ‘Épsilon Gruídeos’ que está previsto para acontecer na madrugada do dia 11 para o dia 12 de junho, dia dos namorados no Brasil. O segundo poderá ser observado no dia 5 de agosto, pela 3h da manhã, o fenômeno é ‘Os Celídeos de agosto’.

Uma estrela cadente é na verdade uma minúscula partícula rochosa, ou composta por ferro que entra muito rápido na atmosfera da Terra e se queima com a fricção. As partículas são os meteoros. Numa noite escura é possível ver um ou outro riscando rapidamente o céu, depois que um meteoro desavisado é capturado pela gravidade da Terra.Essa atividade pode ser maior durante um período de tempo e atinge um pico em algum dia específico, formando assim chuvas de meteoros.

Esse fenômeno acontece quando a Terra intercepta a órbita de um cometa, que no seu caminho pelo Sistema Solar deixa pedaços minúsculos de rocha e gelo.

A boa notícia de agora é que uma equipe de entusiastas espalhou estações de monitoramento do céu através de câmeras para constituir a rede BRAMON, que é a sigla em inglês para rede brasileira de observação de meteoros. Essa câmeras estão apontadas para uma direção do céu e filmam durante à noite. O monitoramento do céu em diversas partes do país registra a trilha de meteoros que se queimam na atmosfera.

O G1 destaca que existem atualmente 82 estações espalhadas por 19 estados brasileiros e já tem o registro de mais de 82 mil meteoros.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Morre o cantor Anderson Leonardo, ícone do grupo Molejo, aos 51 anos

2

Brasil

‘X’ alega ao STF que falha técnica permitiu divulgação de live por perfis bloqueados

3

Brasil

Mauro Cid volta à PF e presta depoimento sobre caso de joias recebidas por Bolsonaro

4

Brasil

Lira bate o martelo e decide criar “grupos de relatoria” da reforma tributária

5

Brasil

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024