Aos 87 anos

Economista e ex-ministro Reis Velloso morre no Rio de Janeiro

Segundo a família, ele estava em casa e morreu de causas naturais. Velloso nasceu em 12 de julho de 1931 em Parnaíba, Piauí.

Economista e ex-ministro Reis Velloso morre no Rio de Janeiro

Economista e ex-ministro Reis Velloso morre no Rio de Janeiro — Foto:Reprodução/TV Globo

O economista e ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, de 87 anos, morreu na manhã desta terça-feira (19), no Rio de Janeiro. Segundo a família, ele estava em casa e morreu de causas naturais.

Até às 15h30, não havia informações sobre o velório do economista. Velloso nasceu em 12 de julho de 1931 em Parnaíba, Piauí.

Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Reis Velloso foi um dos economistas mais influentes do regime militar ao ocupar o cargo de ministro do Planejamento entre 1969 e 1979, nos governos de Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel.

Durante a passagem pelo governo, Reis Velloso ajudou na formulação dos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs) e fundou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Participou do período conhecido como milagre econômico, no fim dos anos de 1960 e início dos 1970, quando a economia brasileira registrou elevadas taxas de crescimento, e também enfrentou a crise do petróleo.

Fora do governo, se dedicou ao Fórum Nacional de Altos Estudos, evento que tem a participação de economistas e cientistas políticos para debater propostas de modernização do país.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança em estádio

2

Brasil

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

3

Brasil

Anvisa tem maioria para manter proibida venda de cigarro eletrônico no Brasil

4

Brasil

Renda dos 10% mais ricos é 14 vezes superior à dos 40% mais pobres

5

Brasil

Mulher que levou cadáver a banco se livra de ação e ganha pensão