Diplomacia

Em carta a secretário de Estado dos EUA, Ernesto Araújo diz que países têm interesses comuns

Após Bolsonaro e seu núcleo ideológico e familiar fazerem campanha aberta para o ex-presidente Donald Trump, o Brasil vem tentando uma aproximação com a administração do democrata.

Em carta a secretário de Estado dos EUA, Ernesto Araújo diz que países têm interesses comuns

"Trabalhar juntos no meio ambiente. Por que não? Nós assinamos agora um memorando de cooperação ambiental em novembro, esperamos manter", disse o chanceler. — Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) — O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, enviou nesta quinta-feira (28) uma carta ao novo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em mais uma sinalização de que quer abrir um canal de diálogo com o governo de Joe Biden.

O Itamaraty não divulgou a mensagem. Mas, de acordo com duas fontes que tiveram acesso à carta, o texto destaca a agenda e os interesses em comum entre os dois países em áreas como as econômica, comercial e ambiental.

O teor do comunicado vai na linha do que Ernesto já havia dito na última quinta (21), quando em live ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que Brasil e EUA têm tudo para ter “uma boa relação”.

Na ocasião, o ministro afirmou que temos “muita coisa em comum com os Estados Unidos”. Ele citou interesses em segurança, democracia e manutenção de acordos econômicos.

“Trabalhar juntos no meio ambiente. Por que não? Nós assinamos agora um memorando de cooperação ambiental em novembro, esperamos manter”, disse o chanceler. Na questão ambiental, o ministro afirmou que o Brasil é atacado devido a “distorções que saem, infelizmente, em grande parte da mídia”.

Após Bolsonaro e seu núcleo ideológico e familiar fazerem campanha aberta para o ex-presidente Donald Trump, o Brasil vem tentando uma aproximação com a administração do democrata.

Bolsonaro foi um dos últimos chefes de Estado a reconhecer a vitória de Biden na eleição e chegou a se dirigir, por mais de uma vez, de forma agressiva ao presidente americano.

Em 20 de janeiro, dia da posse do democrata, o governo brasileiro trocou o habitual telefonema para cumprimentar o novo presidente dos EUA por uma longa carta, enviada à Casa Branca.

Nesta quinta, em Washington, Biden riu após ser perguntado sobre quando iria conversar com Bolsonaro. Oito dias depois de assumir a Casa Branca, o democrata já falou diretamente com ao menos sete chefes de Estado, mas ainda não há planos sobre a vez do brasileiro.

Em entrevista coletiva nesta quinta, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o Brasil terá papel-chave nas negociações sobre o clima, apesar de já ter dado mostras de que o país – ou o telefonema com Bolsonaro – não será o foco de Biden nesse primeiro momento.

Pressionado por causa das dificuldades nas negociações com China e Índia para trazer insumos e vacinas contra Covid-19 para o Brasil, Ernesto Araújo havia sob forte bombardeio dentro e fora do governo.

Último seguidor do ideólogo Olavo de Carvalho no primeiro escalão da gestão Bolsonaro, Ernesto chegou a entrar na lista de possíveis ministros que devem ser trocados na reforma ministerial prevista para depois das eleições dos novos presidentes da Câmara e do Senado.

Na quarta-feira (27), o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) sinalizou que o chanceler poderia ser trocado.

Nesta quinta, Bolsonaro reagiu à declaração de seu vice. O presidente afirmou que cabe a ele escolher e demitir ministros, chamou seu vice de palpiteiro e disse que quem quiser escolher os membros do primeiro escalão do governo deve se candidatar nas próximas eleições presidenciais.

“O que nós menos precisamos é de palpiteiros no tocante à formação do meu ministério. Deixo bem claro que todos os 23 ministros sou eu que escolho e mais ninguém. Ponto final. Se alguém quiser escolher ministro, se candidate em 2022 e boa sorte em 23”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Tutor é preso suspeito de matar o próprio pitbull após animal atacar cão da vizinha

2

Brasil

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

3

Brasil

Mãe e filha moram em McDonald’s há três meses; dupla é suspeita de calotes e foi condenada por injúria racial

4

Brasil

Morre o cantor Anderson Leonardo, ícone do grupo Molejo, aos 51 anos

5

Brasil

‘X’ alega ao STF que falha técnica permitiu divulgação de live por perfis bloqueados