Saúde

Falta de cadáveres prejudica formação de médicos no Brasil

Universidades brasileiras buscam conscientizar a população sobre a importância de doar corpos à ciência.

Falta de cadáveres prejudica formação de médicos no Brasil

O questionamento feito por Erivan Façanha, professor de Anatomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), tem por trás uma realidade compartilhada por muitas instituições com cursos de Medicina do Brasil: a escassez de cadáveres para ensino e pesquisa. — Foto:reprodução

“Você prefere ser operado por um médico que dissecou um cadáver ou por aquele que apenas estudou em peças sintéticas?”. O questionamento feito por Erivan Façanha, professor de Anatomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), tem por trás uma realidade compartilhada por muitas instituições com cursos de Medicina do Brasil: a escassez de cadáveres para ensino e pesquisa.

Esse é um problema crônico que prejudica o aprendizado dos alunos em boa parte das melhores universidades do país, como mostra um levantamento feito pela BBC News Brasil.

Foram procuradas as 30 universidades mais bem avaliadas no ranking Universitário da Folha (RUF) 2019 – a edição mais recente. Todas são públicas.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Fraude no INSS: devolução de valores a aposentados deve começar em julho; saiba qual data

2

Brasil

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia é encontrada morta

3

Brasil

Aumento do IOF fará brasileiro trabalhar mais 2 dias em 2025 e 4 dias em 2026 para pagar tributos, aponta IBPT

4

Brasil

Médicos Sem Fronteiras alerta para escalada da fome, mortes e violência na Faixa de Gaza com guerra de Israel contra palestinos

5

Brasil

Escassez de jovens no transporte de carga rodoviária preocupa setor de logística