GUIA DO FOLIÃO

Folião elabora guia com dicas de ‘pegação’ para carnaval da Bahia

O baiano Alfredo Jorge, de 39 anos, adora o carnaval de Salvador. De tanto sair às ruas, resolveu criar o […]

Folião elabora guia com dicas de 'pegação' para carnaval da Bahia

O baiano Alfredo Jorge, de 39 anos, adora o carnaval de Salvador. De tanto sair às ruas, resolveu criar o “Guia do Folião do Carnaval de Salvador (Voltado para o Pegador!)”, que lançou no domingo (12), dias antes da festa momesca da cidade.

Conhecedor de “todos os assuntos relacionados à festa” e cheio de histórias para contar, Jorge resolveu escrever o livro para facilitar a vida de quem vem pela primeira vez ao carnaval. Em 2012 ele sairá na pipoca e em mais três blocos.

“Esse é um livro com toques de humor, para quem gosta de carnaval. É um livro de bolso, que dá para ser lido em duas horas e que mostra diversos aspectos do carnaval de Salvador. Há capítulos como cuidados com comidas, transporte, polícia, além das dicas de paqueras”, disse em entrevista ao G1.

Na publicação, um dos capítulos merece destaque por conta do título ‘Cuidado com pessoas ciumentas e despreparadas psicologicamente para o carnaval’. Nele, o autor mostra que quem resolver ir para as ruas durante a festa precisa estar preparado para pisadas nos pés, empurra-empurra e possíveis ‘chavecos’. No guia, Jorge faz referência à musicalidade do carnaval e cita canções de Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Zé Kéti, além de músicas clássicas do axé.

Público segue o trio de Ivete Sangalo (Foto: Eduardo Freire/G1)Público segue o trio de Ivete Sangalo no carnaval de 2011. (Foto: Eduardo Freire/G1)

Jorge conta que participa da festa desde os 23 anos de idade. “Meu primeiro carnaval foi em 1989. Minha mãe me deu uma mortalha (hoje conhecido como abadá) e fui para a festa. Hoje, com 39 anos, conheci diversos carnavais, como o de Cabo Frio, Rio de Janeiro e Recife. Mas gosto mesmo é do carnaval daqui.” Ele disse ainda que curte todos os circuitos da cidade e que prefere sair na pipoca.

A pedido do G1, o autor separou 10 dicas (que estão no livro) para o carnaval de Salvador. Confira:

1ª Dica – Paquera
“É sempre importante lembrar que as pessoas vão para as ruas para curtir a folia, vão predispostas a paquerar, a não ser que essa pessoa esteja comprometida. A paquera de carnaval é diferente, é mais direta, sem rodeios, com pouca conversa. Se a pessoa conseguiu seguir em frente com a paquera e ela deu certo, é legal pegar o contato da pessoa, o telefone, e-mail ou contato via redes sociais”.

2ª Dica – Rejeição
“Mesmo que você não fique com ninguém, o mais importante é ter tentado. É importante que você se divirta, que você inicie a paquera de forma descontraída. Isso já é um grande passo para conseguir ficar com alguém. Nada de ficar xingando alguém por isso. Releve. Até o fim do circuito, outra pessoa irá aceitar seus ‘xavecos'”.

3ª Dica – Estilo
“Para brincar o carnaval, é bom fazer um estilo diferente do habitual. Cortar o cabelo de forma engraçada, colocar uma peruca ou adereços. Eu sempre coloco uma tatuagem de henna. A diversão é ficar fora do comum”.

4ª Dica –  Como brincar o carnaval
“Para quem é mais velho, o camarote pode ser uma boa opção, mas eu não curto. O ideal mesmo é curtir no chão, na pipoca (folião que não sai em bloco com corda) ou dentro dos blocos. O mais legal é ir atrás do trio elétrico, é estar na rua, com o povo, se divertindo. O camarote é uma festa que pode ser feita em qualquer outro local, com toda aquela estrutura”, diz.

5ª Dica – Para quem vai sair em grupo
“Para quem vai sair em grupo, a dica é marcar um ponto de encontro. Passar lá antes, com todo mundo e escolher. Tipo, poste número tal ou em frente a baiana de acarajé tal. Assim, todo mundo fica livre para poder dar seu passeio e depois se reunir com a galera.”, explicou.

6ª Dica – Estilo do bloco
“É importante que o folião saiba qual é o estilo do bloco que ele escolheu para sair. Tem bloco que quem predomina é o público heterosexual e tem outros que é o público gay que predomina. Então para os dois lados é importante escolher em qual deles terá mais chances para conseguir uma paquera”, define.

7ª Dica – Comida de rua
“Para quem não é de Salvador, é importante ter cuidado com a comida de rua. Escolher bem o local, ver se o espaço é limpo, organizado e, principalmente, se a comida tem uma cara boa”.

8ª Dica – Programação
“É muito importante que cada folião saiba a programação de cada circuito e ir escolhendo as atrações, os blocos de cada uma. Assim, dá para se programar e sair de um circuito para o outro, e curtir mais a folia”.

9ª Dica – Violência
“Para quem vai sair nas ruas, é importante que todos se lembrem que a maioria das pessoas pode estar fora de sua perfeita razão. Às vezes uma simples brincadeira pode gerar uma confusão. É bom evitar brigas. Para evitar roubos, é importante não levar muitas coisas, como relógio chamativo, cordão de ouro ou carteira cheia. É necessário apenas carteira de identidade e dinheiro. Eu sempre coloco em uma bolsinha que fica dentro da minha bermuda”, completou.

10ª Dica – Escolher com quem brincar a festa
“Tem pessoas que não deveriam ir ao carnaval. Essas são as pessoas que ficam chateadas com o empurra-empurra, com os pisadas nos pés. Então é bom que as pessoas saiam de suas casas/hotéis com a energia bem tranquila. Se uma pessoa chegou e paquerou com seu companheiro, releve. Se pisaram em seu pé, revele também. Se você levou um empurrão, deixa pra lá. Se você não sabe lidar com essas situações, não vá ao carnaval, porque você pode estragar a festa de alguém.”, conclui.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

2

Brasil

Mulher que levou idoso morto ao banco pode responder por vilipêndio a cadáver

3

Brasil

Advogada de mulher que levou cadáver a banco diz que idoso chegou vivo no local: ‘Começou a passar mal’

4

Brasil

Deputado professor Francisco lamenta aprovação da PEC das drogas: “um equívoco sem precedentes”

5

Brasil

VÍDEO: Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede para ele assinar