Brasil

Governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, e ex-secretário de segurança são alvo de busca e apreensão da PGR

Dupla é investigada em inquérito do Ministério Público Federal que apura as condutas de autoridades públicas na invasão à sede dos 3 poderes, em 8 de janeiro.

Governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, e ex-secretário de segurança são alvo de busca e apreensão da PGR

Foto do Governador afastado do DF, Ibaneis Rocha — Foto:Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) cumpre na tarde desta sexta-feira (20), cinco mandados de busca e apreensão contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha(MDB), e contra o ex-secretário executivo da Segurança Pública do DF Fernando de Souza Oliveira.

Os dois são investigados no inquérito do Ministério Público Federal que apura a conduta de autoridades de Estado que se omitiram durante a invasão das sedes dos 3 Poderes, no dia 8 de janeiro.

O pedido de buscas contra Ibaneis e Fernando Oliveira partiu do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR e foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A Polícia Federal também participa da operação.

O objetivo dos procuradores é recolher evidências que ajudem a esclarecer por que essas autoridades deixaram de tomar providências efetivas para evitar as ações de vandalismo.

Ibaneis Rocha permanecerá afastado por 90 dias do comando do governo do DF após decisão do STF, inicialmente do ministro Alexandre de Moraes, que posteriormente foi mantida em colegiado, por 9 votos a 2.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Alexandre de Moraes autoriza que representantes do X no Brasil sejam ouvidos sobre Musk

2

Brasil

CNJ diz que Moro, Deltan e Gabriela Hardt se uniram para desviar R$ 2,5 bilhões da União 

3

Brasil

Daniella Ribeiro seguirá voto do relator e votará contra descriminalização das drogas

4

Brasil

Polícia Federal deflagra nova fase da operação Lesa Patria e cumpre 18 mandados em oito estados

5

Brasil

Vereadores são presos em operação que investiga grupo ligado ao PCC