Brasil

Governo autoriza ampliação de vagas do Mais Médicos em Manaus diante de crise na saúde

O provimento das vagas ampliadas ocorrerá por edital de chamamento público de médicos.

Governo autoriza ampliação de vagas do Mais Médicos em Manaus diante de crise na saúde

As cenas de pessoas desesperadas carregando cilindros de oxigênio para os hospitais e os relatos de médico sobre a situação de calamidade nas alas hospitalares causaram comoção nas redes sociais. — Foto:Edmar Barros/AP Photo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) — Diante da crise de saúde em Manaus, o governo federal autorizou a ampliação, pelo período de um ano, de 72 vagas do programa Mais Médicos na cidade. A decisão consta em portaria assinada pelo ministro Eduardo Pazuello (Saúde) no Diário Oficial da União.

O despacho afirma que a ampliação é “emergencial e temporária”. Cita como justificativa a “situação de emergência ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”. O provimento das vagas ampliadas ocorrerá por edital de chamamento público de médicos.

Manaus passa por uma crise de saúde pública com o aumento de casos de Covid-19 e alta demanda por oxigênio hospitalar, que ultrapassou a capacidade de reposição local e levou a uma situação de colapso na semana passada.

Na quarta-feira (14), hospitais de Manaus ficaram sem o insumo básico, pacientes morreram pela falta de oxigênio e familiares passaram a buscar cilindros em fornecedores e levá-los às unidades de saúde para atender seus parentes.

As cenas de pessoas desesperadas carregando cilindros de oxigênio para os hospitais e os relatos de médico sobre a situação de calamidade nas alas hospitalares causaram comoção nas redes sociais.

A crise na capital do Amazonas também joga pressão sobre Pazuello. Na segunda-feira (18), ele admitiu que soube da possibilidade de falta de oxigênio no Amazonas no dia 8 de janeiro, uma semana antes do dia mais grave de mortes por asfixia em leitos do estado. No entanto, o ministro defendeu ações tomadas pelo governo federal e rebateu acusações de omissão.

Desde a eclosão da crise, aviões da Força Aérea Brasileira começaram a transportar cilindros de oxigênio a Manaus. Pacientes também foram removidos para outros estados.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Escritora atacada por pitbulls recebe alta e é aplaudida em hospital; veja vídeo

2

Brasil

Professor negro preso injustamente é solto em São Paulo

3

Brasil

Ministros do STF veem “informações desencontradas” no caso X e avaliam reação

4

Brasil

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

5

Brasil

Motorista de aplicativo e mototaxista dizem que idoso estava vivo quando entrou no carro