Esperança

Governo da Índia libera exportação de vacina Oxford para o Brasil e previsão é de chegar nesta sexta-feira, diz agência Reuters

A vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum.

Governo da Índia libera exportação de vacina Oxford para o Brasil e previsão é de chegar nesta sexta-feira, diz agência Reuters

O secretário das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira. — Foto:Reprodução

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas Covid-19, e as primeiras remessas devem ser enviadas para Brasil e Marrocos na sexta-feira (23), disse o chanceler do país asiático à agência Reuters.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde a respeito e, até a última atualização desta reportagem, não havia obtido resposta.

A vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum, na Índia, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo.

O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, ela enviou carregamentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O secretário das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas para “toda a humanidade” para combater a pandemia.

“Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de países de todo o mundo de fornecimento de vacinas manufaturadas na Índia, começando pelos nossos vizinhos”, disse ele, referindo-se ao fornecimento gratuito. “O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã (sexta), começando por Brasil e Marrocos, seguidos de África do Sul e Arábia Saudita”, acrescentou.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Brasil registra recorde na demanda máxima de carga de energia por causa do calor

2

Brasil

Associação pede ao STF mudanças em tese que responsabiliza imprensa por fala de entrevistado

3

Brasil

Queda de avião de pequeno porte deixa um morto e feridos graves no interior do Acre

4

Brasil

Cabeça d´agua mata três em cachoeira e uma pessoa continua desaparecida no Paraná

5

Brasil

Idosos têm mais chances de sofrer complicações de saúde devido ao calor; confira grupos com maiores riscos