Decreto

Governo publica decreto que cria comitê de enfrentamento da Covid-19

A criação do comitê, com parceria do Congresso Nacional, foi anunciado por Bolsonaro na quarta (24), após reunião na residência oficial do Palácio da Alvorada.

Governo publica decreto que cria comitê de enfrentamento da Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro editou o decreto de criação do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. — Foto:Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro editou o decreto de criação do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. O decreto foi publicado na edição da madrugada desta sexta-feira (26) do “Diário Oficial da União” (DOU).

A criação do comitê, com parceria do Congresso Nacional, foi anunciado por Bolsonaro na quarta (24), após reunião na residência oficial do Palácio da Alvorada. O encontro contou com governadores, ministros e chefes de poderes.

Na ocasião, Bolsonaro afirmou que caberá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), levar ao comitê as demandas dos governadores.

“Resolvemos, entre outras coisas, que será criada uma coordenação junto aos governadores, com o senhor presidente do Senado Federal. Da nossa parte, um comitê que se reunirá toda semana com autoridades para decidirmos ou redirecionarmos o rumo do combate ao coronavírus”, afirmou o presidente.

Bolsonaro disse também na quarta que discutiu na reunião o que ele chama de “tratamento precoce”. O método prevê a utilização de medicamentos defendidos por ele, mas que não têm eficácia contra a Covid-19, de acordo com pesquisas científicas internacionais.

“Tratamos também de possibilidade de tratamento precoce. Isso fica a cargo do ministro da Saúde, que respeita o direito e o dever do médico tratar ‘off-label’ os infectados”, argumentou Bolsonaro.

O comitê, segundo o texto, será composto pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e, na condição de observador, por autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça.

A reunião entre Bolsonaro, governadores, ministros e chefes de poderes se deu em um momento antes de o Brasil atingir a marca de 300 mil mortos por Covid-19, desde que a pandemia começou, há pouco mais de um ano. Nesta quinta (25), o país contabilizava 303,7 mil mortos.

O Brasil vive o momento mais grave da pandemia, com sucessivos recordes diários de número de mortes e de novos casos. Os sistemas de saúde nos estados estão sobrecarregados, com filas nas UTIs e ameaça de falta de oxigênio hospitalar e de insumos para intubação de pacientes.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lira bate o martelo e decide criar “grupos de relatoria” da reforma tributária

2

Brasil

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

3

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

4

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

5

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol