Pandemia

Igrejas do DF reabrem nesta quarta-feira com novas medidas contra coronavírus

Decreto estabelece obrigatoriedade do distanciamento, uso de máscaras e proíbe participação de crianças e idosos. Templos contam com número reduzido de fiéis.

Igrejas do DF reabrem nesta quarta-feira com novas medidas contra coronavírus

No entanto, nem todos terão encontros coletivos imediatamente. — Foto:Reprodução

As igrejas e os templos do Distrito Federal, fechados desde o dia 19 de março, vão reabrir a partir desta quarta-feira (3). A retomada das atividades foi permitida por um decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), no último sábado (30).

No entanto, nem todos terão encontros coletivos imediatamente (veja abaixo o que dizem representantes) Para funcionar, em meio à pandemia do novo coronavírus, as atividades religiosas deverão seguir algumas regras:

  • Encontros devem ser realizados em locais com capacidade para mais de 200 pessoas;
  • Afastamento mínimo de 1,5 metro entre fiéis, com demarcação nos assentos;
  • Alternar fileiras de cadeiras a serem ocupadas de outra com cadeiras desocupadas;
  • Afixação, em local visível, de placa com informações quanto à capacidade total do estabelecimento, metragem quadrada e quantidade máxima de frequentadores permitida;
  • Proibição do acesso de idosos com mais de 60 anos, crianças com menos de 12 anos e pessoas do grupo de risco;
  • Na entrada, deve haver produtos para higienização de mãos e calçados, preferencialmente álcool em gel 70%;
  • Uso obrigatório da máscara de proteção;
  • Medição da temperatura dos frequentadores na entrada do estabelecimento, com termômetro infravermelho sem contato, sendo proibido o ingresso de quem apresentar mais de 37,3°C;

O decreto prevê ainda aconselhamento individual – para evitar aglomerações – e uso dos meios virtuais para reuniões coletivas. Além disso, as celebrações presenciais devem ocorrer com intervalos de, no mínimo, duas horas.

O que dizem as entidades religiosas no DF        

*Comunhão Espírita de Brasília – Em nota, a Comunhão Espírita de Brasília informou que não reabrirá, mesmo com a publicação do decreto. Segundo o presidente da entidade Adilson Mariz, além das palestras, são feitos atendimentos individualizados e cursos.

De acordo com Mariz, outra dificuldade em retomar as atividades é que boa parte dos voluntários da Comunhão Espírita é formada por idosos. “Consequentemente, isso impossibilita o atendimento e muitos colaboradores tiveram que ser dispensados”, explica.

*Testemunhas de Jeová – Os templos das Testemunhas de Jeová do Distrito Federal também não têm data definida para voltar às atividades nos salões.

De acordo com a entidade, as 200 congregações continuarão se reunindo, duas vezes por semana, por meio de videoconferência. Segundo as Testemunhas de Jeová, há muitos idosos e outras pessoas que fazem parte dos grupos de risco da Covid-19.

*Igrejas Católicas – De acordo com a Arquidiocese de Brasília, o retorno das missas vai depender da decisão de cada paróquia católica do DF.

*Igrejas Evangélicas – Segundo o presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos Josimar Francisco, os cultos vão retornar, a partir desta quarta-feira (3), em todo o DF, “mas seguindo o protocolo determinado pelo governador Ibaneis”.

O pasto disse ainda que os cultos serão mais rápidos. “Antes durava cerca de 2h, agora será de 1h ou 1h30”, afirmou.

*Tempo da Boa Vontade (TBV) – O Templo da Boa Vontade (TBV) continuará abrindo somente para visitação e orações individuais, no seu ambiente principal e um ambiente anexo. As reuniões públicas só serão retomadas “mediante avaliação do achatamento da curva do novo coronavírus”, explicam os responsáveis pela organização.

Para a visitação, o TBV afirma que será obrigatório o uso de máscaras e os visitantes receberão produtos para higienização das mãos e protetores descartáveis para calçados. “Haverá ainda maior intensificação da higienização nos ambientes, aferição da temperatura na entrada do monumento e orientação ao público quanto ao distanciamento mínimo de uma pessoa para outra”, declarou o Templo da Boa Vontade.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana