Veja vídeo

Inauguração de loja causa aglomeração e tumulto de clientes no Rio de Janeiro

Dezenas de pessoas entraram correndo no estabelecimento. Multidão chega a empurrar os funcionários do local. Loja informou que cumpre as normas de distanciamento, mas ‘houve um acúmulo inesperado de pessoas, logo controlado’.

Em plena pandemia do novo coronavírus, a inauguração de uma loja de atacado causou aglomeração na manhã desta quinta-feira (20) na Taquara, na Zona Oeste do Rio. Na abertura dos portões, dezenas de pessoas agrupadas entraram correndo no estabelecimento. O local vende utensílios domésticos, móveis, eletrodomésticos, entre outros produtos.

Os funcionários da loja chegaram a ser empurrados pela multidão que entrou no Tubarão Atacadão por volta das 10h. As pessoas chegaram a cair umas por cima das outras, como mostram as imagens.

Antes da abertura dos portões, os funcionários aguardavam a entrada dos clientes de braços entrelaçados e pulando. De acordo com os vídeos gravados na loja, todos estavam de máscaras. Apesar da maioria dos clientes também estar de máscara, alguns estavam com a proteção no queixo ou com o nariz para fora.

Nas redes sociais da loja, o Tubarão Atacadão descreve a abertura como “mega inauguração” e pergunta ao cliente se ele “está preparado para o maior ataque de ofertas de todos os tempos?”.

Em nota, o estabelecimento disse que implementou “todos os cuidados em relação às normas de prevenção à pandemia de Covid-19”. A Vigilância Sanitária do Rio informou que não recebeu denúncias sobre a aglomeração no local e afirmou que haverá uma inspeção na loja na próxima semana.

Nesta quinta-feira (20), o estado do Rio passou dos 15 mil óbitos por Covid-19. Após 20 dias de queda ou estabilidade, a média móvel de mortes voltou a subir, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados quase 3 mil casos. A média móvel atingiu 2.548 casos confirmados por dia.

O que diz a loja

Em nota, a Rede Tubarão Atacadão informou que “implementou, em sua rotina, todos os cuidados em relação às normas de prevenção à pandemia de Covid-19, como, por exemplo, limitação a 50% da capacidade de atendimento de cada loja, uso obrigatório de máscara de proteção e disponibilização de álcool em gel”.

Sobre a aglomeração de clientes na loja da Taquara, a rede disse que “houve um acúmulo inesperado de pessoas, que logo foi controlado pela empresa, mediante organização de filas com o devido distanciamento social, controle de entrada em mais de um acesso à loja e em grupos restritos de pessoas”.

O estabelecimento enviou algumas imagens, como as que estão abaixo.

Rede informou que implementou medidas para conter aglomeração na inauguração da loja na Taquara, na Zona Oeste do Rio — Foto: Divulgação/Tubarão Atacadão

Rede informou que implementou medidas para conter aglomeração na inauguração da loja na Taquara, na Zona Oeste do Rio — Foto: Divulgação/Tubarão Atacadão