Chamas

Incêndio que dura mais de 12 horas no Parque do Cocó deixa bairros de Fortaleza cobertos de fumaça

Na manhã desta quinta-feira (18), ruas e avenidas da Aerolândia, São João do Tauape, Vila União, Montese, entre outros bairros, amanheceram com as ruas cobertas pela fumaça.

Incêndio que dura mais de 12 horas no Parque do Cocó deixa bairros de Fortaleza cobertos de fumaça

O fogo intenso pôde ser visto em vários pontos da cidade. — Foto:Reprodução

A área de vegetação do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza, foi atingida por um incêndio que já dura mais de 12 horas. Na manhã desta quinta-feira (18), ruas e avenidas da Aerolândia, São João do Tauape, Vila União, Montese, entre outros bairros, amanheceram com as ruas cobertas pela fumaça.

O fogo começou por volta das 18h desta quarta-feira (17), consumindo capim e plantas aquáticas. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas guarnições foram enviadas ao local, porém a área dos focos de incêndio é de difícil acesso, fazendo com os agentes fizessem o combate de forma manual. Pelo menos 20 hectares do Cocó foram atingidos.

As chamas chegaram a ser controladas, mas recomeçaram durante a madrugada desta quinta, com focos próximos à Avenida Raul Barbosa. Em alguns trechos da Avenida Raul Barbosa e da Avenida Murilo Borges a visibilidade foi comprometida pela fumaça.

Conforme os bombeiros, foi solicitado apoio da aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para fazer um sobrevoo na região e verificar se os focos estão espalhados ou concentrados em uma única área.

Tenente-coronel Osvaldo, do Corpo de Bombeiros, que está comandando a operação para combater o incêndio no Cocó, afirma que os agentes estão agindo em vários pontos do parque, para combater as chamas.

“Varamos a madrugada. Equipes que estão aqui são as que desde ontem já estavam na operação e agora pela manhã se estendeu. Vamos avançar um pouco na [Avenida] Murilo Borges, para tentar outros pontos de combate”, disse o tenente-coronel Osvaldo.

Avenida bloqueada pela AMC

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) bloquearam a Avenida Murilo Borges, sentido ao Bairro Luciano Cavalcante e no sentido contrário, devido à dificuldade de visibilidade causada pela fumaça.

Por conta do bloqueio, linhas de ônibus que passam pelo trecho tiveram que desviar a rota, o que fez com que passageiros que trabalham no Bairro Luciano Cavalcante fizessem o percurso a pé, passando pela fumaça.

Moradores prejudicados

Moradores do Bairro Aerolândia estão entre os mais prejudicados, pois a proximidade com o Parque do Cocó fez com que as ruas do bairro fossem cobertas pela fumaça, além do cheiro forte e fuligem nas casas, durante o incêndio.

Algumas pessoas tiveram que sair das residências para se abrigarem nas casas de familiares em bairros onde a fumaça não estava tão intensa.

Já outros, que não tinham aonde ir, sofreram com a fumaça durante a madrugada. É o caso de Francisco das Chagas, morador da Aerolândia. “A fumaça estava muito intensa, nossos olhos ardendo, sem contar nos idosos que moram por aqui”, afirma Francisco.

O mesmo aconteceu com Elineide, que mora próximo ao Parque. “Lá em casa a gente passou a noite acordada. A fumaça nos quartos e na casa todinha. Absurdo uma coisa dessas, muita maldade. É um crime queimar as plantas, fazendo todo mundo passar mal”, disse a moradora.

Incêndio

O incêndio na área de vegetação do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza teve início na noite desta quarta-feira (17). Vídeos mostram a fumaça invadindo trechos da Av. Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia.

O fogo intenso pôde ser visto em vários pontos da cidade. As chamas chegaram a ser controladas, mas recomeçaram durante a madrugada desta quinta-feira (18).

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Atenção: acidente agora com Learjet da Cimed em Erechim no Rio Grande do Sul

2

Brasil

Evento capacita professores para educação financeira em João Pessoa

3

Brasil

PGR denuncia Carla Zambelli e Walter Delgatti por invasão ao site do CNJ

4

Brasil

Receita Federal abre hoje consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda

5

Brasil

INSS antecipa primeira parcela do 13º dos aposentados; pagamento será feito junto com benefício de abril