Ataques

Itamaraty: governo acompanha “com preocupação” violência em Beirute

Seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na quinta-feira.

Itamaraty: governo acompanha "com preocupação" violência em Beirute

Na quinta-feira, apoiadores do grupo xiita libanês Hezbollah foram alvos de disparos, quando seguiam para um protesto que exigia o afastamento do juiz que investiga a explosão do ano passado no porto da cidade. — Foto:reprodução

O governo brasileiro informou que acompanha “com preocupação” os atos de violência ocorridos na última quinta-feira (14), na capital do Líbano, Beirute, que deixaram ao menos 6 mortos e dezenas de feridos.

“O governo brasileiro reitera seu apoio ao governo do Líbano e aos esforços de toda a sociedade libanesa para restabelecer a calma e a segurança na capital pela via do diálogo e do entendimento”, diz nota do Itamaraty divulgada ontem (15) à noite. A nota informa ainda que não há brasileiros entre os feridos.

Entenda            

Na quinta-feira, apoiadores do grupo xiita libanês Hezbollah foram alvos de disparos, quando seguiam para um protesto que exigia o afastamento do juiz que investiga a explosão do ano passado no porto da cidade.

De acordo com o Exército os manifestantes foram atingidos quando passavam por uma rotatória localizada em área que divide bairros cristãos e muçulmanos xiitas. Os tiros teriam partido do bairro cristão de Ain el-Remmaneh.

As tensões políticas causadas pelo inquérito sobre a explosão no Porto de Beirute aumentam, e o Hezbollah, grupo fortemente armado e apoiado pelo Irã, lidera os pedidos de afastamento do juiz Tarek Bitar, acusando-o de ser tendencioso. A explosão deixou mais de 200 mortos em agosto do ano passado.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lira bate o martelo e decide criar “grupos de relatoria” da reforma tributária

2

Brasil

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

3

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

4

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

5

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol