Pela segunda vez

João de Deus deixa presídio novamente para fazer outros exames, em Goiânia

Acusado de abusos sexuais durante atendimentos espirituais, ele é examinado pela Junta Médica do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), onde passa por uma avaliação psiquiátrica e clínica.

João de Deus deixa presídio novamente para fazer outros exames, em Goiânia

João de Deus está preso desde 16 dezembro de 2018. — Foto:Reprodução

João de Deus deixou o presídio novamente nesta segunda-feira (26) para a realização de novos exames. Acusado de abusos sexuais durante atendimentos espirituais, ele é examinado pela Junta Médica do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), onde passa por uma avaliação psiquiátrica e clínica.

Essa é a segunda vez em menos de uma semana que João de Deus deixa o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, onde está preso há mais de oito meses, para fazer exames. Na última sexta-feira (23), ele foi a um hospital, onde passou por uma tomografia.

Segundo o TJ-GO, João de Deus deve ser avaliado, inicialmente, por três psiquiatras e, em seguida, por três médicos clínicos e um ortopedista. A perícia deve durar cerca de três horas.

João de Deus chegou ao prédio da Junta Médica às 10h35, mais de uma hora depois do horário previsto. Ele estava em um carro da escolta prisional e era acompanhado por alguns agentes armados. O homem desceu usando uma bengala.

O advogado de João de Deus, Anderson Van Gualberto, disse que a perícia foi um pedido da defesa para comprovar que ele não está em condições de permanecer no presídio.

“Havia vários pedidos para que ele passasse por essa avaliação. Então a Justiça condensou todos eles em um só e conseguiu um horário. O intuito é atestar a real condição dele e constatar que ele precisa ir para prisão domiciliar, como pleiteamos”, disse.

De acordo com o TJ-GO, o laudo atestando as condições clínicas e psiquiátricas de João de Deus deve ficar pronto entre 10 e 15 dias.

Prisão

João de Deus está preso desde 16 dezembro de 2018. Ele sempre negou que tivesse abusado sexualmente de mulheres e adolescentes que o procuravam na Casa Dom Inácio de Loyola para atendimentos espirituais.

Em março, João de Deus foi levado para um hospital de Goiânia. Ele ficou mais de dois meses internado com um aneurisma no abdômen. Por determinação da Justiça, voltou ao presídio em 6 de junho, onde está desde então.

A defesa dele vem tentando que ele seja transferido para a prisão domiciliar, mas teve o pedido negado diversas vezes. A mais recente foi no dia 8 de agosto.

Processos

Ao todo, o Ministério Público de Goiás ofereceu 11 denúncias contra João de Deus sendo nove por crimes sexuais:

  • Cinco por crimes sexuais: algumas delas já com audiências judiciais realizadas.
  • Uma por crimes sexuais, corrupção de testemunha e coação: ainda não teve audiência;
  • Uma por crimes sexuais e falsidade ideológica: em fase de citação (comunicação ao réu);
  • Duas por posse ilegal de armas de fogo e munição: já tiveram audiências realizadas.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

2

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

3

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

4

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana

5

Brasil

VÍDEO: mulher ri para câmera após matar idosos e ferir padre a tiro em confraternização; assista