Transferência

Jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart é transferida do Recife para SP

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, Débora Stefanny Dantas de Oliveira, de 19 anos, foi para um hospital especializado na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart é transferida do Recife para SP

O acidente aconteceu na pista de corrida de kart localizada no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. — Foto:Reprodução

A jovem de 19 anos que teve o couro cabeludo e parte do rosto arrancados em um acidente de kart, no Recife, foi transferida do Hospital da Restauração (HR), neste domingo (18). Segundo a Secretaria de Saúde do estado, Débora Stefanny Dantas de Oliveira, de 19 anos, foi para um hospital especializado na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A equipe do médico Daniel Lazo, que vai receber Débora na cidade paulista, apontou que ela deve chegar à cidade por volta das 16h30. Eles informaram que a jovem deve ir ao centro cirúrgico para uma avaliação ainda neste domingo.

O namorado da jovem, Eduardo Tumajan, postou no Instagram que estava embarcando para o estado de São Paulo em um avião particular. A Secretaria de Saúde informou, por telefone, que a paciente não precisou ser transferida em UTI e que estava consciente e orientada.

“Débora está muito feliz. Se Deus quiser, ela vai conseguir retomar a vida dela. Ela está bem, está sendo acompanhada pelos médicos. Já, já, estamos em São Paulo para começar todo o tratamento que ela precisa”, disse Tumajan em uma postagem na rede social, ao mostrar o avião em que iria embarcar.

Segundo o cirurgião plástico e especialista em microcirurgia reconstrutiva Marco Maricevich, que está nos Estados Unidos e vem dando apoio à equipe pernambucana desde o acidente, ela foi para o Hospital Especializado de Ribeirão Preto.

Débora estava andando de kart com o namorado em uma pista localizada no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, quando o cabelo, que era na altura da cintura, soltou da touca e ficou preso no motor, no domingo (11). A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca dela.

A jovem foi socorrida pelo namorado para o HR. Eduardo disse que pegou “o rosto dela na mão”, colocou em uma sacola e correu para levá-la ao hospital. O reimplante foi feito no atendimento de emergência. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida em um primeiro momento.

Após o reimplante, Débora passou por outra cirurgia para a retirada de trombos que surgiram na área do procedimento foi internada na UTI. Na quinta-feira (15), os médicos do Recife já haviam apontado o risco de que o procedimento inicial não funcionar devido ao aparecimento de microtrombos – obstruções nas veias e artérias da área operada. O quadro clínico dela, de acordo com boletim da quinta, é estável.

Centro especializado

Em conversa com o G1, o especialista em microcirurgia reconstrutiva Marco Maricevich, que é professor assistente do serviço de cirurgia plástica do Baylor College of Medicine em Houston, no Texas, nos Estados Unidos, apontou a necessidade de levar Débora a um centro de referência em cirurgia reconstrutiva para que o tratamento avançasse. Ele costuma lidar com casos similares ao dela.

Desde o acidente, o especialista vinha trocado informações com a equipe médica que atendeu a jovem no HR. De acordo com o doutor Marco Maricevich, o centro de Ribeirão Preto é o mais recomendado por ter uma equipe que atende a esses requisitos. Ele afirmou que, como o tratamento é longo, fazê-lo no Brasil oferece mais conforto para a jovem.

O namorado de Débora, Eduardo Tumajan, já havia falado sobre uma possível transferência, embora cogitasse inicialmente que fosse para os Estados Unidos. (Veja vídeo acima) Na postagem do Instagram, o microempresário afirmou que a passagem de parentes da jovem para São Paulo estava sendo providenciada por uma empresa.

Em nota, o Walmart informou que a equipe médica e a família de Débora definiram o local de transferência e que “dará toda assistência necessária”.

Trombose

Segundo Marco Maricevich, quando os tecidos e vasos do corpo humano passam por algum tipo de trauma, são criados ambientes propícios a trombos – quando se formam coágulos que obstruem os vasos sanguíneos e, consequentemente, a nutrição dos tecidos. E isso aconteceu com Débora.

Em São Paulo, ainda segundo ele, a equipe médica vai procurar tecidos de outras áreas do corpo de Débora para tentar reconstruir o couro cabeludo. Esse procedimento é feito com técnicas microcirúrgicas vasculares. Depois da primeira cirurgia de restauração, seria possível avaliar se o cabelo de Débora vai voltar a crescer naturalmente.

Segundo ele, caso tenha sobrado um pedaço de couro cabeludo que ainda tenha os folículos, a jovem vai precisar de outras cirurgias para expandir o tecido até cobrir totalmente o crânio.

Investigação

O acidente aconteceu na pista de corrida de kart localizada no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Era a primeira vez que Débora andava de kart, segundo a família. A pista, que foi interditada pelo Procon na segunda (12), passou por perícia do Instituto de Criminalística na terça (13). (Veja vídeo acima)

O caso de Débora está sendo investigado pelo delegado Alfredo Jorge, da Delegacia de Boa Viagem. Segundo ele, um Boletim de Ocorrência foi registrado na segunda-feira (12), e, no mesmo dia, foram solicitadas perícias no local e na vítima e imagens de câmeras de segurança.

Na terça-feira (13), foram ouvidos o namorado e a sogra da vítima e um rapaz que ofereceu o carro dele para prestar socorro, segundo o delegado. Na quarta (14), funcionários da empresa compareceram à delegacia para prestar depoimento.
Durante a perícia feita pelo Instituto de Criminalística, foram analisadas as condições da pista e constatadas manchas de sangue no local, segundo o perito Rogério Dantas. A equipe do IC encontrou fios de cabelo e sangue no carrinho.

O advogado da empresa Adrenalina Kart Racing, Carlos Arthur Ferrão Júnior, acompanhou a perícia a distância e apresentou o documento com regras da atividade que é assinado pelos participantes antes de entrarem na pista. Segundo ele, todos os procedimentos de segurança foram tomados.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança em estádio

2

Brasil

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

3

Brasil

Anvisa tem maioria para manter proibida venda de cigarro eletrônico no Brasil

4

Brasil

Renda dos 10% mais ricos é 14 vezes superior à dos 40% mais pobres

5

Brasil

Mulher que levou cadáver a banco se livra de ação e ganha pensão