Decisão

Lewandowski suspende gratuidade de 30 minutos em estacionamentos privados de São Luís

Lewandowski suspende gratuidade de 30 minutos em estacionamentos privados de São Luís Ministro do STF atendeu a um pedido da Associação dos Shoppings Centers contra uma decisão.

Lewandowski suspende gratuidade de 30 minutos em estacionamentos privados de São Luís

Ainda cabe recurso da decisão. — Foto:reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu a gratuidade nos primeiros 30 minutos em estacionamentos privados de São Luís, definida na Lei 6.113/2016. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (14) no Diário Eletrônico do STF. Ainda cabe recurso da decisão.

O pedido foi realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), que queria a suspensão de uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão que julgou improcedente uma ação de inconstitucionalidade da ABRASCE em relação ao benefício.

Dentre as justificativas levantadas por Lewandowski, o ministro questiona a legitimidade do Município em atuar na questão.

“A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal entende que a exploração econômica de estacionamentos privados refere-se a Direito Civil, sendo assim uma matéria de competência legislativa da União”, diz o ministro na decisão.

Lewandowski também citou uma outra decisão, em que o ministro Marco Aurélio entendeu que a regulação de preço de estacionamento é matéria de Direito Civil, inserindo-se na competência da União para legislar.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Incêndio atinge prédio em construção no Recife

2

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

3

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

4

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

5

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso