No Maranhão

Locais de votação são alvo de ataques de criminosos em São Luís

Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) alterou os locais de votação.Nenhuma urna eletrônica foi danificada

Locais de votação são alvo de ataques de criminosos em São Luís

Os ataques começaram na última quinta (29) quando quatro ônibus do transporte público foram incendiados — Foto:Reprodução-TV Globo

Três locais de votação foram atacados por criminosos no terceiro dia da onda de violência da Região Metropolitana de São Luís. Neste sábado (1º), duas escolas que funcionariam como locais de votação nas eleições municipais deste domingo (2) além de um centro de referência foram alvos de criminosos. Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) alterou os locais de votação.Nenhuma urna eletrônica foi danificada.

Desde que tiveram início os ataques, cinco locais de votação tiveram que ser alterados. Por causa da onda de ataques, a Justiça Eleitoral adiou distribuição das urnas eletrônicas, que seria feita na sexta-feira, nos 259 locais de votação de São Luís.

Nessa sexta-feira (30), o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, assegurou a realização das eleições neste domingo. “Vamos fazer a contenção deles até a segunda-feira (3), considerando que eles têm uma pauta que nós não temos como responder que é a não realização das eleições”, disse.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitam a capital maranhense para avaliar a situação e discutir o reforço da segurança nas Eleições 2016 e ver as estratégias traçadas entre governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís e TRE-MA para assegurar as eleições municipais de domingo (1º).

O ministro Gilmar Mendes afirmou neste sábado (1º) que foram tomadas todas as medidas necessárias para assegurar a segurança de eleitores e candidatos na votação e que os eleitores podem ir às urnas “sem medo”.

Nesta tarde Gilmar Mendes e Raul Jungmann se encontram com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa. Em seguida, eles se reúnem com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Onda de violência
Com os ataques dessa madrugada, chega a 24 o número de ataques registrados a ônibus na Região Metropolitana de São Luís desde a última quinta-feira (29), quando teve início a onda de violência em São Luís. Por causa dos ataques, o sistema de transporte público da capital maranhense operou na sexta-feira (30) com frota reduzida.

Na madrugada, escolas foram invadidas e incendiadas pelos criminosos. De acordo com o TRE-MA, duas delas funcionariam como locais de votação neste domingo: a U.E.B. Ensino Fundamental Ana Lucia Chaves Fecury, em São Luís; e Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira, em São José de Ribamar. Além das duas escolas, outro local de votação atacado nessa sexta-feira (30) pelos criminosos foi alterado: o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Nova Terra, em São José de Ribamar.

Ataques na madrugada
Às 3h30, a U.I. Governadora Roseana Sarney foi alvo de criminosos em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana. As informações foram confirmadas nesta manhã ao G1 pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

Também foram incendiadas a U.E.B. Ensino Fundamental Ana Lucia Chaves Fecury, no bairro do São Bernardo, em São Luís; Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira, em São José de Ribamar; e a U.E.B Tiradentes, na Vila Maranhão, Distrito Industrial de São Luís; além da U.E.B Vila São José, na Vila São José, bairro do Maiobão.

E às 5h30 deste sábado, um ônibus da linha Popular-Ipase foi incendiado na Vila Isabel Cafeteira, em São Luís. Também na madrugada, um ônibus foi alvo dos ataques criminosos na Vila Ariri.

Segundo a SSP-MA afirma em nota (leia a íntegra abaixo), operações das polícias Civil e Militar resultaram na prisão de 14 suspeitos, autuados e encaminhados ao Complexo de Pedrinhas; e mais 16 adolescentes, que cumprem regime de internação.

Dias de terror
Os últimos dias foram marcados por diversos ataques criminosos na Região Metropolitana. Nessa sexta-feira (30), o primeiro registro de ônibus incendiado ocorreu no Porto do Mocajituba, no município de Paço do Lumiar, que faz parte da Região Metropolitana. Bandidos interceptaram o veículo próximo ao ponto final da linha e atearam fogo. Ainda houve registros de ataques a ônibus no Parque Jair, Turu, na Praça do Bacanga.

Além dos ônibus do transporte público, um carro prestador de serviço de telefonia também foi incendiado no bairro da Vila Embratel; um ônibus da empresa Prime Plus, na Vila Ariri; um rolo compressor da Prefeitura de São Luís, na Avenida da Saudade, na Vila Cascavel; e um ataque a uma agência bancária no bairro do Anil.

Presídios federais
Vinte e três detentos apontados pelo Governo do Maranhão como chefes da facção criminosa que reivindica os ataques que vêm atingindo São Luís desde a quinta-feira (29) serão transferidos para a penitenciária federal em Catanduva, Mossoró e Acre, onde cumprirão pena em regime isolado.

Até o momento, 65 pessoas foram identificadas e responsabilizadas pelos ataques. Hoje, foram 11 tentativas e seis ocorrências consumadas – carros e ônibus – e dois ataques a prédios públicos –  a escola Rubem Almeida, no Coroadinho, e o Cras no bairro Nova Terra, segundo informou o Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Onda de ataques
Os ataques começaram na última quinta (29) quando quatro ônibus do transporte público foram incendiados em São Luís. De quinta (29) até a noite desta sexta-feira (30), 17 ônibus foram queimados. Em São Luís, os bandidos também atacaram um caminhão de lixo e um carro da companhia energética. Duas agências bancárias foram atingidas por vários tiros.

Os criminosos ainda tocaram fogo em duas escolas que seriam locais de votação no domingo (2). As seções tiveram de ser transferidas de lugar. Não sobrou quase nada das salas de aula. Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) no bairro Nova Terra, também foi alvo dos criminosos.

Atrasa distribuição de urnas
Por causa dessa sequência de ataques, a Justiça Eleitoral decidiu adiar a distribuição das urnas eletrônicas, que seria feita nesta sexta, nos 259 locais de votação de São Luís. A distribuição das urnas vai ser feita somente no sábado (1º), com escolta policial.

Os caminhões dos Correios já estavam até carregados com os equipamentos, mas não foram liberados. Segundo a polícia, a ordem para os ataques partiu de grupos criminosos que atuam dentro e fora das penitenciárias do estado. Eles estariam reivindicando melhorias no sistema carcerário.

Veja a nota do governo do Estado:
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), reitera o trabalho ininterrupto que tem realizado para conter a ação criminosa, responsável por diversos ataques a ônibus, carros e prédios públicos na região metropolitana de São Luís. Até o momento, 65 pessoas foram identificadas e responsabilizadas pelos ataques. Hoje, foram registradas 10 ocorrências: cinco ataques a prédios públicos – a escola Roseana Sarney, na Vila Roseana Sarney; a U.E.B Tiradentes, na Vila Maranhão; a escola Ana Lúcia Mauro Fecury, no São Bernardo; o Colégio Maria de Lourdes, em São José de Ribamar; e a U.E.B Vila São José, na Vila São José/Maiobão –, dois ataques a ônibus na Vila Ariri e na Vila Izabel Cafeteira, além do ataque à empresa ICOMIZA no Distrito Industrial, a uma máquina da Prefeitura no bairro Santa Bárbara, e da tentativa de assalto à empresa Guanabara, na BR 135.

As operações realizadas pelas Polícias Civil e Militar culminaram com a prisão de 14 envolvidos ontem, que foram autuados e encaminhados ao Complexo de Pedrinhas; e mais 16 adolescentes, que cumprem regime de internação. Além disso, a ‘Operação Resposta’ realizada nesta sexta-feira (30) no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, confirmou 35 detentos como mandantes dos ataques, 23 deles foram transferidos para penitenciárias federais na manhã deste sábado (1º).

Tropas federais serão enviadas para o Maranhão, a pedido do governador, para juntar-se aos 7.500 homens que atuarão nos próximos dias para impedir que facções criminosas tentem tumultuar as eleições. As Polícias Civil e Militar permanecem nas ruas por tempo indeterminado para assegurar que todos os suspeitos sejam presos e punidos no rigor na lei. Além disso, homens das Forças Armadas já iniciam o reforço ao trabalho das Forças Policiais do Maranhão neste sábado (1º).

A SSP orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Noiva morre afogada durante festa de casamento no interior de São Paulo

2

Brasil

Ministério Público pede ao TCU para analisar casos de nepotismo nos governos federal, estaduais e municipais

3

Brasil

CNJ determina afastamento de ex-juíza da Lava jato, Gabriela Hardt

4

Brasil

Brasileiros têm R$ 7,78 bilhões “esquecidos”; saiba como resgatar

5

Brasil

Governo prevê salário mínimo de R$ 1.502 em 2025