Brasil

Lula sanciona lei que dá poder de polícia às Forças Armadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na tarde desta quarta-feira (25) a lei que cria o Estado Maior das Forças Armadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na tarde desta quarta-feira (25) a lei que cria o Estado Maior das Forças Armadas.

Enviado pelo Poder Executivo no final do ano passado ao Congresso Nacional, o texto recebeu sanção presidencial sem vetos. Durante esforço concentrado do Senado Federal, no início do mês, o plenário da Casa aprovou o PLC (Projeto de Lei Complementar) e encaminhou o texto para o presidente. Durante a solenidade, Lula agradeceu os parlamentares pela rapidez da tramitação.

Uma das principais mudanças da lei é a que que autoriza as Forças Armadas a revistar pessoas e veículos, fazer patrulhamento e "prisões em flagrante delito" nas faixas de fronteiras do país. O Exército já tinha esse poder, agora ampliado para Marinha e Aeronáutica.

A nova lei ainda reforça o poder do ministro da Defesa ao dar a ele o poder de indicação dos comandantes das Forças Armadas, hoje sob responsabilidade do presidente da República. "Antes, ele [o ministro] era ouvido", ressaltou o titular da Defesa, Nelson Jobim, durante solenidade no Palácio do Planalto. 

Folha

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Setai Grupo GP é destaque no Estadão sobre presença Pininfarina no mercado brasileiro

2

Brasil

Paraibano desaparecido há dez dias é encontrado pela polícia em Pernambuco

3

Brasil

Maior rapadura do mundo, com mais de 18 toneladas, é quebrada com picaretas e furadeiras

4

Brasil

Lula tem aprovação de 50,2% e desaprovação de 49,7%, diz pesquisa Atlas/Bloomberg

5

Brasil

Ciclone atinge mar brasileiro com ventos de 100km/h e ondas de até 6 metros; veja vídeos