Brasil

Lula se reúne com parlamentares no CCBB e chora ao falar que sua ‘missão’ é acabar com a fome no país

Pela primeira vez em Brasília desde as eleições, o presidente eleito foi ao CCBB, sede do governo de transição.

Lula se reúne com parlamentares no CCBB e chora ao falar que sua 'missão' é acabar com a fome no país

É a primeira vez que Lula vem à capital federal depois das eleições. — Foto:Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chorou ao lembrar da sua segunda reeleição para o cargo durante uma reunião com parlamentares da base nesta quinta-feira, na sede do governo de transição, instalado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em sua primeira reunião com parlamentares depois de eleito, Lula afirmou, com uma voz bem rouca, que teria cumprido a “missão” de sua vida se ao final do novo mandato a população mais pobre estivesse fazendo três refeições por dia.

— Se até o final do governo as pessoas mais pobres tiverem fazendo três refeições terei cumprido a missão da minha vida.

O petista chegou à Brasília na terça-feira para cumprir uma série de agendas e encontrar presidentes de Poderes. É a primeira vez que Lula vem à capital federal depois das eleições.

Nesta quarta-feira, Lula teve reuniões com todos os chefes de Poder da República. O petista se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD); com ministros do Judiciário; com Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Lula chegou em Brasília na noite desta terça-feira para cumprir suas primeiras agendas oficiais como presidente eleito. No mesmo dia, ele se reuniu a portas fechadas com Alckmin, Gleisi e Mercadante para deliberar sobre a melhor estratégia para que o futuro governo consiga abrir espaço no orçamento de 2023 para arcar com parte das promessas de campanha do petista.

Janja no CCBB

Ontem foi a vez da futura primeira-dama, Rosângela Silva, a Janta, visitar as instalações do governo de transição. A socióloga foi escalada para coordenar o grupo que ficará responsável pela organização da posse, em 1º de janeiro.

Janja passou a tarde no CCBB realizando reuniões internas, mas sem cumprir uma agenda específica. Questionada sobre os preparativos pra posse, disse que “está trabalhando”.

Além da coordenação de posse, a transição será apoiada em três coordenações principais: Administrativa e Jurídica, sob comando do ex-deputado Floriano Pesaro (PSB), homem de confiança do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin; Relações Institucionais, comandada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann; e Programa de Governo e Núcleos Temáticos, que ficará com Aloizio Mercadante. Alckmin, por sua vez, é responsável pela coordenação geral da transição.

Todos esses grupos de trabalho terão salas reservadas, que ficarão no mesmo andar de onde despacharão Lula e Alckmin. Os espaços já estão preparados para receber o presidente e vice eleitos, com mobília e equipamentos de informática. Lula e Alckmin terão banheiro privativo, ficarão lado a lado e haverá uma porta de ligação entre os gabinetes deles.

Equipe de transição

Para auxiliar Alckmin, atuarão o ex-governador de São Paulo Márcio França e o prefeito de Recife, João Campos, ambos do PSB. A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, coordena a organização de posse de Lula, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB), estará à frente da Assistência Social. 

No início da semana, Alckmin também anunciou nomes na área da economia: André Lara Resende, Pérsio Arida, Nelson Barbosa e Guilherme Mello. Guilherme Boulos (PSOL) foi alocado na área de Cidades e José Henrique Paim, na educação. 

No início da manhã desta quinta-feira, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) confirmou que foi convidado para fazer parte da coordenação temática da equipe de transição do governo eleito que ficará responsável pela área do Desenvolvimento Regional. O parlamentar é o primeiro membro deste time a ser anunciado. 

No início da semana, Alckmin também anunciou nomes na área da economia: André Lara Resende, Pérsio Arida, Nelson Barbosa e Guilherme Mello. Guilherme Boulos (PSOL) foi alocado na área de Cidades e José Henrique Paim, na educação. 

Ontem, o senador Humberto Costa (PT-PE) anunciou pelas redes sociais que integraria a equipe responsável pela área da Saúde junto com o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), e os ex-ministros José Gomes Temporão e Arthur Chioro. O médio David Uip também foi anunciado como integrante do time, mas recusou o convite. Seu substituto ainda não foi anunciado.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados nesta quinta-feira

2

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

3

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

4

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

5

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso