Brasil

Manchas de óleo são encontradas no litoral de Pernambuco

Em vistoria realizada por órgãos ambientais neste domingo (28), praias apresentaram alguns fragmentos e "bolotas" de óleo.

Manchas de óleo são encontradas no litoral de Pernambuco

Foram encontrados vestígios em praias dos municípios de Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Goiana. — Foto:Reprodução

Após o aparecimento de vestígios de óleo no litoral pernambucano, uma vistoria nas faixas de areia dos municípios do litoral norte e sul foi realizada neste domingo (28) por equipes de órgãos ambientais. Durante os trabalhos, foram encontrados vestígios em praias dos municípios de Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Goiana. No balanço, as equipes informaram que o óleo, inclusive, alcançou o estado da Paraíba. Os novos vestígios surgiram na costa pernambucana desde a última quinta-feira (25). 

As praias do litoral norte pernambucano foram os lugares onde as equipes acharam o maior volume do material, que encontra-se disposto pela faixa de areia tanto em pequenos fragmentos, quanto em formato de “bolotas”. As amostras dos materiais recolhidos já estão em análise no Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (OrganoMAR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As equipes que participaram do monitoramento deste domingo foram da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), da CPRH, do Ibama e da Marinha do Brasil.

Uma nova reunião de monitoramento com órgãos ambientais está marcada para esta segunda-feira (29), às 10h, no auditório da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). As vistorias vão contar com o apoio aéreo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realizará sobrevoo de análise da costa e do alto mar.

A Semas reforça a necessidade de que as prefeituras das cidades litorâneas intensifiquem as equipes de limpeza em suas respectivas praias. A secretaria orienta que caso encontrem material semelhante ao óleo, que façam registros fotográficos e comuniquem à CPRH através do contato (81) 99488-4453 e e-mail [email protected]. Além disso, foi pedido que os municípios façam o recolhimento e a destinação deste tipo de resíduo para aterro sanitário industrial.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Noiva morre afogada durante festa de casamento no interior de São Paulo

2

Brasil

Ministério Público pede ao TCU para analisar casos de nepotismo nos governos federal, estaduais e municipais

3

Brasil

CNJ determina afastamento de ex-juíza da Lava jato, Gabriela Hardt

4

Brasil

Brasileiros têm R$ 7,78 bilhões “esquecidos”; saiba como resgatar

5

Brasil

Governo prevê salário mínimo de R$ 1.502 em 2025