Nordeste

MEC nomeia reitor do IFRN professor que não concorreu à eleição

Josué Moreira foi nomeado como reitor pro tempore em portaria publicada na última sexta-feira (17) no Diário Oficial da União.

MEC nomeia reitor do IFRN professor que não concorreu à eleição

Josué Moreira foi candidato à Prefeitura de Mossoró pelo PSDC — Foto:Reprodução/Inter TV Cabugi

O Ministério da Educação (MEC) nomeou o servidor público federal Josué de Oliveira Moreira como reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O servidor, no entanto, não concorreu às eleições para o cargo no fim do ano passado.

A portaria nº 405, com nomeação do reitor temporário, foi publicada na edição de sexta-feira (17) do Diário Oficial da União com a assinatura do ministro da educação Abraham Weintraub.

As eleições do IFRN aconteceram em dezembro do ano passado. No dia 4, o professor José Arnóbio de Araújo Filho foi eleito reitor após ter 48,25% dos votos válidos. A posse aconteceria nesta segunda-feira (20). Em segundo lugar ficou Wyllys Abel Farkatt Tabosa — reitor da gestão passada – com 42,26%.

Disputaram as eleições ainda outros dois candidatos: José Ribeiro de Souza Filho e Ambrósio Silva de Araújo.

Nomeado novo reitor pelo MEC, Josué Moreira é médico veterinário e professor do IFRN no campus Ipanguaçu. Ele também foi candidato à Prefeitura de Mossoró em 2016 pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e teve 1,04% dos votos válidos: 1.370 ao todo. Em 2018, Josué se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), a então sigla do presidente da República Jair Bolsonaro.

O G1 tentou contato com o Josué Moreira, mas as ligações telefônicas não foram atendidas. A reportagem também ligou para o candidato eleito José Arnóbio de Araújo Filho, mas não teve resposta.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Neto invade casa dos avós, faz ameaças, rouba idosos e é baleado em troca de tiros com a polícia em Natal

2

Brasil

Ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano, diz AGU

3

Brasil

Vereador joga Constituição no chão e chama Moraes de ‘ditador’ em Câmara Municipal

4

Brasil

Cícero Lucena diz que João Pessoa vai implantar tecnologias de segurança semelhantes às de Israel: “já estamos em processo de licitação”

5

Brasil

Congresso derruba vetos em projeto sobre energia eólica em alto-mar e conta de luz pode subir em R$ 197 bilhões