Susto

Meteoro é visto no céu da Bahia; barulho de explosão assustou moradores

O forte barulho, relatado por moradores, ocorreu por causa da velocidade, da temperatura e do tamanho da rocha espacial ao entrar na atmosfera.

Meteoro é visto no céu da Bahia; barulho de explosão assustou moradores

Segundo o diretor-técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, o meteoro passou cruzou o céu por volta das 10 horas e pode ser visto em diversas cidades baianas como Miguel Calmón e Brotas de Macaúbas. — Foto:Reprodução/Vídeo Clima Ao Vivo

Um grande meteoro diurno foi avistado na manhã desta segunda-feira (17) no céu da Bahia. Segundo o diretor-técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, o meteoro passou cruzou o céu por volta das 10 horas e pode ser visto em diversas cidades baianas como Miguel Calmón e Brotas de Macaúbas.

O forte barulho de explosão, relatado por moradores nas redes sociais, ocorreu por causa da velocidade, da temperatura e do tamanho do objeto ao entrar na atmosfera.

“Essas altas temperaturas vaporizam a rocha espacial ainda na alta atmosfera, mas quando essa rocha é maior, consegue resistir a esse aquecimento inicial e atinge as camadas mais baixas e densas da atmosfera. Nesse momento, como o bólido viaja a velocidades muito superiores à velocidade do som, ele acaba gerando uma onda de choque que se propaga até o solo”, explicou o astrônomo.

“Nós percebemos essa onda de choque como um barulho de explosão, além das janelas e paredes vibrando.” O meteoro, segundo a Bramon, pode ser definido como “um fenômeno luminoso gerado pela passagem atmosférica de um fragmento de rocha espacial em alta velocidade”.

O momento em que o meteoro cruza o céu foi capturado por diversas câmeras e as imagens do Clima Ao Vivo, que registrou a passagem do fenômeno, são analisadas pela Bramon.

A grande incidência de nuvens na região impediu imagens mais claras do meteoro, mas ainda assim é possível vê-lo cruzar o céu em diferentes ângulos.

Segundo Zurita, o meteoro avistado nesta segunda-feira (18) não tem relação com outra rocha espacial que cruzou o céu da Bahia em janeiro deste ano. “Não há qualquer relação deste último com o bólido de janeiro e também não há nenhum fator que possa tornar uma determinada região do planeta mais favorável à ocorrência de bólidos”, disse.

O registro desses fenômenos no estado da Bahia, no entanto, se deve às câmeras do Clima Ao Vivo que monitoram o céu da região. “Atualmente são 28 [câmeras] em todo o estado e nos isso ajuda bastante a esclarecer essas ocorrências.”

Veja o momento em que o meteoro cruza o céu:

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis