
A cremação do ex-presidente do Brasil Itamar Franco (PPS-MG) começou por volta das 16h desta segunda-feira no cemitério Parque Renascer, em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte). Ele chegou ao local por volta das 15h30 e foi recebido a tiros de fuzil e 21 tiros disparados por quatro canhões presentes no local.
A cremação deve durar cerca de duas horas. As filhas do político, Fabiana e Georgeana, deixaram o cemitério após a cerimônia começar. Estavam presentes também o governador do Estado, Antônio Anastasia (PSDB), e o prefeito da capital mineira, Mário Lacerda (PSB).
De acordo com a administração do local, as cinzas serão entregues amanhã à tarde à família. A pedido do próprio Itamar, as cinzas do ex-presidente serão depositadas no jazigo da família no Cemitério Municipal de Juiz de Fora (MG).
O caixão com o corpo chegou à capital mineira por volta das 11h, a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O corpo foi levado no American La France, mesmo carro do Corpo de Bombeiros que levou os corpos do presidente Tancredo Neves e do ex-vice-presidente José Alencar. Mais cedo, ele foi velado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), e então chegou a Contagem.
Itamar Franco morreu no sábado, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio. O ex-presidente teve um acidente vascular cerebral (AVC), entrou em coma e não resistiu. Ele havia sido internado na UTI por causa de uma pneumonia adquirida durante o tratamento para a cura de leucemia.