Recomendações

Ministério da Saúde recomenda que viajante internacional fique em casa por 7 dias ao chegar ao Brasil

Segundo o ministério, viajantes internacionais devem procurar uma unidade de saúde se, durante esse isolamento, tiverem falta de ar (dispneia), ou febre com tosse.

Ministério da Saúde recomenda que viajante internacional fique em casa por 7 dias ao chegar ao Brasil

Nas situações acima, a recomendação do Ministério da Saúde é que se entre em contato com o número 136 para que uma equipe de saúde possa dar orientações. — Foto:Reprodução

O Ministério da Saúde recomendou, nesta sexta-feira (13), que viajantes internacionais que cheguem ao Brasil fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não tenham sintomas de Covid-19. A pasta orienta, também, que grandes eventos sejam cancelados ou adiados.

Segundo o ministério, viajantes internacionais devem procurar uma unidade de saúde se, durante esse isolamento, tiverem falta de ar (dispneia), ou febre com tosse. No caso de falta de ar, deverá ser procurada uma unidade de referência.

Essas pessoas não devem procurar unidade de saúde se:

  • tiverem apenas tosse;
  • tiverem apenas coriza;
  • tiverem apenas coriza e mal-estar ou sensação de moleza no corpo;
  • tiverem apenas febre;

Nas situações acima, a recomendação do Ministério da Saúde é que se entre em contato com o número 136 para que uma equipe de saúde possa dar orientações.

As orientações estão entre as divulgadas pela pasta, a todos os estados, para o combate ao novo coronavírus no Brasil. (Veja lista completa mais abaixo nesta reportagem).

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, alertou que, por conta da mudança de clima com a chegada do inverno na próxima semana, haverá sazonalidade de doenças respiratórias – entre elas, o coronavírus. Por isso, medidas não farmacológicas – como evitar o contato entre as pessoas e lavar as mãos – deverão ser adotadas.

“O objetivo não é impedir, é reduzir velocidade de transmissão para que sistema de saúde consiga se manter ativo”, explicou Oliveira. Ele afirmou que a quarentena, que é a restrição de movimento decretada oficialmente por uma autoridade, seria a última medida adotada pela pasta, depois de outras não farmacológicas como lavar as mãos.

Veja recomendações do Ministério da Saúde para combate à Covid-19:

Segundo Oliveira, quando o coronavírus se tornar comum em cada comunidade, algumas medidas devem ser adotadas para evitar o contágio:

  • fazer compras fora do horário de pico;
  • mudar rotina no transporte público;
  • fazer exercícios ao ar livre. Academias podem estimular horários alternativos e reforçar higiene de equipamentos;
  • comprar suprimentos que deve ter sempre à mão, para evitar sair se ficar doente ou precisar cuidar de alguém doente.

No dia 6 de março, o Ministério da Saúde havia recomendado, por meio da Anvisa, que passageiros provenientes de países da América do Norte, Europa e Ásia e que apresentasse sintomas como febre, coriza, tosse e falta de ar poderiam ser considerados suspeitos de Covid-19. A Anvisa reforçou que os passageiros que entrassem nesse perfil deveriam procurar atendimento médico de imediato.’

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Advogada de mulher que levou cadáver a banco diz que idoso chegou vivo no local: ‘Começou a passar mal’

2

Brasil

Deputado professor Francisco lamenta aprovação da PEC das drogas: “um equívoco sem precedentes”

3

Brasil

VÍDEO: Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede para ele assinar

4

Brasil

Professores da UFPB paralisam atividades hoje por recomposição salarial e realizam ato em João Pessoa

5

Brasil

Senado aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga