Documentos

Moraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de Donald Trump

Na última quarta-feira, Bolsonaro entrou com uma solicitação para reaver o passaporte e poder comparecer ao evento de Trump

Moraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de Donald Trump

Moraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de Donald Trump

ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro comprove o convite para a posse do presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump. Na última quarta-feira (8), Bolsonaro entrou com uma solicitação para reaver o passaporte e poder comparecer ao evento.

O documento de Bolsonaro está retido desde fevereiro de 2024, depois de uma operação da Polícia Federal. A ação foi autorizada por Moraes nas investigações que sobre a suposta organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder.

Segundo Moraes, antes da análise do pedido, a defesa deve comprovar, com um documento oficial, o convite do presidente eleito, “uma vez que, a mensagem foi enviada para o email do deputado Eduardo Bolsonaro por um endereço não identificado e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado”. O ministro pediu, ainda, que a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifeste sobre o caso.

O ex-presidente pediu, em outras situações, para ter acesso ao passaporte, mas as solicitações foram negadas.

Nas redes sociais, o ex-presidente chegou a dizer que se sentia honrado com o convite de Trump. “Uma honra, estou muito feliz com esse convite. Estarei representando os conservadores da direita, do bem, o povo brasileiro lá nos Estados Unidos, se Deus quiser”, declarou.

Posse de Trump

A posse de Trump nos Estados Unidos acontece em 20 de janeiro. No entanto, a Constituição norte-americana não especificava uma data fixa para a posse presidencial.

A primeira posse de George Washington ocorreu em 30 de abril de 1789, devido a atrasos na contagem dos votos eleitorais. Posteriormente, o Congresso chegou a estabelecer 4 de março como a data oficial para o início dos mandatos presidenciais, coincidindo com o encerramento do período legislativo anterior.

R7

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lula vai sancionar projeto que limita uso de celulares em escolas; entenda

2

Brasil

Após exigência do STF, Defesa de Bolsonaro diz que apresentará convite para posse de Trump

3

Brasil

Fortes chuvas: três pessoas morrem após trecho de rodovia ceder em Sergipe

4

Brasil

Flávio Dino manda governo definir regras para instituições de ensino prestarem contas sobre uso de emendas

5

Brasil

Deslizamentos deixam mortos e desaparecidos em Minas Gerais