Luto

Morre Duda Mendonça, marqueteiro de Lula nas eleições de 2002

Estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo há dois meses.

Morre Duda Mendonça, marqueteiro de Lula nas eleições de 2002

Duda Mendonça morreu nesta segunda-feira — Foto:Reprodução

Aos 77 anos, completados na semana passada, Duda Mendonça acaba de falecer, vítima de um câncer no cérebro. Estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo há dois meses.

Foi o mais célebre marqueteiro político brasileiro. Fez a campanha vitoriosa de Lula em 2002, criando na ocasião o slogan que o petista usa até hoje quando quer piscar para o centro — “Lulinha, Paz e Amor”.

Publicitário de origem (abriu a agência DM9 em 1975, ainda em Salvador, que pouco anos depois teria Nizan Guanaes, seu ex-estagiário, como sócio), Duda estreou no marketing político que lhe daria fama de mago em 1985, quando trabalhou na campanha que elegeu Mário Kertez prefeito de Salvador.

Sete anos depois, foi o marqueteiro de Paulo Maluf, que pela primeira vez se elegeria prefeito de São Paulo por via direta. 

Duda também foi personagem fundamental da CPI dos Correios, a do mensalão. Em, agosto de 2005, deu um depoimento explosivo aos senadores, admitindo que recebera pagamentos do PT numa conta no exterior, via caixa 2. A partir dali, terminaria sua relação com o PT. Já internado, Duda recebeu uma visita de Lula, que estava no Sírio para um check up. Foi a primeira vez que se viram em mais de uma década sem se falar. 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lula condena e vê violação de soberania em ataque dos EUA contra o Irã

2

Brasil

Imposto de Renda: receita abre consulta novo lote de restituição

3

Brasil

Incêndio em balão que caiu no Sul foi causado por maçarico no cesto

4

Brasil

São João de Cabedelo começa nesta terça-feira com shows à beira-mar até 29 de junho; confira programação

5

Brasil

Mais de 288 mil passageiros devem passar pelas rodoviárias de João Pessoa, Campina Grande e demais cidades durante feriadão de São João