Brasil

Morre em São Paulo o jornalista Celso Pinto, criador do jornal Valor Econômico

Afastado da redação desde 2003, depois de sofrer uma parada cardiorespiratória, o paulista foi um dos mais influentes profissionais da cobertura econômica

Morre em São Paulo o jornalista Celso Pinto, criador do jornal Valor Econômico

Jornalista Celso Pinto, criador do jornal Valor Econômico, morre em SP — Foto:Reprodução

SÃO PAULO – O jornalista Celso Pinto, de 67 anos, um dos criadores do jornal Valor Econômico e um dos mais influentes do país na área de Economia, morreu na tarde desta terça-feira em São Paulo. Ele estava afastado da redação desde 2003, depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória durante um jogo de tênis. Nesses 17 anos, travou uma batalha pela vida. Celso foi vítima de uma infecção no pulmão e deixa a jornalista Célia de Gouvêa Franco, sua mulher por 41 anos, os filhos Pedro e Luís, e o neto, Davi.

A jornalista Miriam Leitão, que trabalhou com Celso na redação da Gazeta Mercantil, em Brasília, nos anos 1970, disse que os jornalistas de sua geração reconhecem que ele era o mestre do jornalismo econômico . “Bom repórter, excelente analista, colunista influente, ele acabou se revelando também um gestor ousado e eficiente”.

Celso nasceu em São Paulo, formou-se em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e em jornalismo pela faculdade Cásper Líbero. Começou na profissão como repórter em 1974, na Folha de S.Paulo, aos 22 anos. Transferiu-se depois para a Gazeta Mercantil, o mais influente jornal de economia do país na época, onde foi editor de finanças e de nacional, além de ter sido correspondente em Londres. Em 1996, voltou à Folha, como colunista tornando-se referência de leitura.

No ano 2000, os grupos Globo e Folha se uniram para lançar um jornal especializado em economia, o Valor Econômico. Celso foi chamado para liderar o projeto em plena bolha da internet, onde a expectativa era de que os jornais impressos desaparecessem.

Celso foi diretor de redação do Valor e liderou uma equipe que chegou a contar com 160 jornalistas, consolidando o jornal como principal fonte de informação de negócios, economia e finanças do país.

Uma parte importante da produção jornalística de Celso Pinto foi reunida numa coletânea de 90 artigos editada pela Publifolha em 2007, “Os Desafios do Crescimento: dos militares a Lula”.

O economista Persio Arida, um dos criadores do Plano Real, escreveu no prefácio que Celso chegou a ser convidado para trabalhar com a equipe que formulou o plano, em 1994. Celso recusou o convite.

o

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana