O corpo da atriz Nair Bello foi enterrado por volta das 11h30 desta quarta-feira (18) no Cemitério do Araçá, no Centro de São Paulo. O sepultamento foi no mesmo jazigo que abriga o corpo de seu filho, Manoel Francisco, morto em um acidente de carro em 1975, e mais oito pessoas da família, incluindo seus pais e uma empregada que trabalhou com a atriz por 40 anos.
Na despedida de Nair Bello, o apresentador de TV Fausto Silva elogiou sua postura após a morte do filho Manoel. "O Brasil perde muito. Além de sua alegria, ela é um exemplo. Lembro de sua força quando ela perdeu seu filho." Manoel tinha 20 anos quando morreu. "É difícil agradar a todos, e ela conseguia", afirmou Faustão. Durante o enterro, os parentes da atriz receberam o cumprimento de amigos e ex-colegas de trabalho de Nair, como o apresentador Raul Gil.
Os fãs foram isolados da família durante o enterro e não puderam se aproximar do jazigo. Para observar a cerimônia de sepultamento, muitos acabaram subindo em túmulos vizinhos. "Fiquei bastante comovida. Mas acho que poderiam deixar o povo entrar", afirmou a poeta Vivian Conceição Santos.
"Não deu para ver, mas deu para dar um tchau de verdade, mesmo daqui de longe", disse a vendedora Marilda Gonçalves Miranda, que trabalha com a prima de Nair Bello, Marisa Fason. "Cheguei a conhecer a Nair, ela sempre foi muito simpática. Sentiremos sua falta."
Aplausos
Assim como no velório, houve aplausos para Nair quando o jazigo foi fechado. O velório da atriz terminou às 11h. Enquanto familiares carregavam o caixão para fora do hall monumental da Assembléia Legislativa do Estado, na Zona Sul da capital paulista, onde desde o início da noite de terça-feira (17) foi velado o corpo da atriz, fãs e amigos de Nair homenagearam a atriz com muitas palmas.
Momentos antes, o padre Antônio Maria havia rezado no saguão em uma cerimônia onde houve até cantoria. "Foi surpreendente o carinho que temos recebido dos fãs. Eu esperava isso, mas está sendo emocionante. Estamos todos tranqüilos. Sabíamos que não ia valer a pena ter ela pela metade, que é o que aconteceria", disse Maria Francisco Bello, 50 anos, filha da atriz.
"Queria agradecer os amigos, os fãs, são tantas flores lindas. Veio gente com vasinhos de ônibus de longe só para homenageá-la", completou. No começo da manhã, eram tantas as flores que algumas coroas tiveram que ser colocadas fora do hall monumental.
De acordo com estimativa da Polícia Militar, cerca de mil pessoas passaram pelo local durante o velório. "Somos todos fãs dela, Nair vai ficar para sempre", resumiu Andrea Aparecida Marques, 35 anos, que levou os filhos Carlos Henrique, de 11, e Ana Júlia, de apenas 1 ano, para o velório.
Nair Bello tinha 75 anos e estava internada desde o dia 11 de novembro no Hospital Sírio Libanês, Centro de São Paulo, após sofrer uma parada cardíaca. Ela morreu às 13h06 de terça-feira (17), por falência de múltiplos órgãos.
Na noite do mesmo dia, amigos e colegas da atriz, como os atores Marcos Caruso, Lolita Rodrigues e Fábio Assunção, o cantor Agnaldo Rayol e o comediante Tom Cavalcante foram à Assembléia prestar homenagem a Nair Bello e cumprimentar os parentes da comediante.
Globo