Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Brasil

Editoria sobre Brasil ir para editoria →

Massa polar

Neve anima moradores em Santa Catarina e atrai turistas no meio da semana

O marco mais baixo coube a Bom Jardim, com -2°C. Em São Joaquim, os termômetros chegaram a 0°C, em Urupema, a 1,5°C, e em Urubici, a 1,7°C.

Com ventos que podem chegar a 100 km/h, há ainda a chance da chamada geada negra. (Foto: Reprodução/OCP News)

Por

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - A neve que caiu nesta terça-feira (17) em Santa Catarina, com a chegada de uma massa polar, criou euforia em moradores e turistas de Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim, cidades acostumadas à queda de temperatura.

"A neve chegou ao centro agora. Está muito gelado, o sol aparece entre as nuvens, o vento muito frio e um pouco de neve, numa chuvinha bem fina", conta a aposentada Josete Oliveira, moradora há 34 anos de Urubici. "Tem que ficar do lado do fogão a lenha, se não a gente não aguenta".

Houve registro de neve nas quatro cidades, segundo o Epagri/Ciram (Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). O marco mais baixo coube a Bom Jardim, com -2°C. Em São Joaquim, os termômetros chegaram a 0°C, em Urupema, a 1,5°C, e em Urubici, a 1,7°C.

Apesar de acostumados às baixas temperaturas, os municípios comemoram a neve antecipada neste ano. "A última vez que nevou em maio foi em 2013. Não é raro, mas não é frequente", diz o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, da Climatempo. "O frio com neve forte e branquinha só deve ser registrado na sexta e no fim de semana. Em alguns lugares da serra pode chegar a -2°C e até -5°C", adianta Prado.

Ainda assim, a neve fraca que caiu nesta madrugada já atrai turistas para as cidades da região, que comemoram mais de 90% de ocupação em hotéis e pousadas, como em Urupema.

"O fluxo de turistas está intenso. Não esperávamos tanto assim por ser dia de semana, mas acredito que vamos segurar o fluxo mais uns dias. O fim de semana promete", comemora o secretário de Turismo de Urupema, Antenor Arruda.

O meteorologista Clovis Correa, do Epagri/Ciram, explica que a neve mais forte foi registrada nas cidades do Planalto Catarinense, próximo das serras. "Ainda pode continuar caindo até a madrugada de quinta", diz, lembrando que além da neve houve a chuva congelada.

Com ventos que podem chegar a 100 km/h, há ainda a chance da chamada geada negra. "O frio congela a água dentro das plantas e a expande, podendo matá-la", afirma .


Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Pesquisadora descobre floresta fossilizada de 290 milhões de anos no Paraná

Brasil registra primeiros casos de transmissão comunitária da varíola do macaco

Incêndio em centro de tratamento deixa 11 mortos em Carazinho

Governo paga hoje Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 6