Brasil

Novo caça da FAB chega ao Brasil de navio pelo porto de Navegantes

Primeira unidade do F-39E Gripen veio em área reservada de navio que atracou no domingo em Santa Catarina.

Novo caça da FAB chega ao Brasil de navio pelo porto de Navegantes

Primeiro Gripen brasileiro faz voo de teste na Suécia em 26 de agosto de 2019. Ele foi conduzido pelo piloto Richard Ljungberg por 65 minutos — Foto: — Foto:Divulgação/Saab

O novo caça Gripen da Força Área Brasileira (FAB) chegou ao Brasil pelo porto de Navegantes, no Litoral Norte catarinense, na tarde de domingo (20). A aeronave F-39E é a primeira unidade das 36 que tiveram a compra anunciada em 2013.

O navio que trouxe o caça atracou na tarde de domingo na Porotonave, confirmou em uma rede social o brigadeiro Baptista Junior, comandante-Geral de Apoio (Logística) da FAB.

Esse caça está em fase de testes e deve ser equipados com mais instrumentos antes de ser incorporado à frota da FAB. Esse seria um dos motivos para ele ter chegado ao Brasil de navio e não voando. Em agosto do ano passado teve o voo inaugural na Suécia.

“Por ser uma aeronave em fase de testes, sua operação deve ser executada em ambientes controlados, sempre buscando a máxima segurança do piloto e da máquina. Os voos de testes na Suécia foram iniciados a partir de agosto de 2019 e, recentemente, o mesmo avião decolou pela primeira vez comandado por um oficial da FAB”, informou a assessoria da Saab do Brasil em nota.

Por meio da assessoria de imprensa, a Força Área Brasileira e a Saab informaram ao G1 nesta segunda-feira (21) que apenas profissionais autorizados têm acesso à aeronave por motivos de segurança e que ela deve ser apresentada oficialmente em 23 de outubro, em Brasília (DF), em cerimônia alusiva ao ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

“As primeiras aeronaves em condições de serem utilizadas em operações de Força Aérea têm previsão de serem entregues para o Comando da Aeronáutica ao final de 2021”, informou a Saab em nota.
A previsão é que este caça deixe Navegantes no fim desta semana, decolando em direção ao estado de São Paulo. Em uma rede social, o brigadeiro da FAB , Batista Junior, postou imagens mostrando a aeronave sendo içada em uma área reservada do navio, para ser retirada da embarcação.

Primeiro de 36 caças novos

Este é um do aviões comprados pela então presidente Dilma Rousseff. O contrato com a empresa sueca prevê 36 aeronaves por US$ 4,5 bilhões. Na época da compra, a transferência de tecnologia foi um dos principais motivos para o governo optar pelo Gripen e não pelo Boeing (dos EUA) ou pelo Rafale (da francesa Dassault).

Essa aeronave que chegou no domingo (20) deve auxiliar nos trabalhos em solo brasileiro.

“A primeira aeronave F-39E Gripen será empregada nas atividades de desenvolvimento conjunto a serem realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia”, diz a nota da Saab no Brasil.

Cerca de 200 engenheiros, montadores e pilotos receberam treinamentos. O programa também prevê que os últimos 15 aviões devem ser produzidos e montados em solo brasileiro.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Evento capacita professores para educação financeira em João Pessoa

2

Brasil

PGR denuncia Carla Zambelli e Walter Delgatti por invasão ao site do CNJ

3

Brasil

Receita Federal abre hoje consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda

4

Brasil

INSS antecipa primeira parcela do 13º dos aposentados; pagamento será feito junto com benefício de abril

5

Brasil

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no programa Pé-de-Meia