Reação

OAB pede ao STF anulação de nomeações de reitores que não respeitaram lista tríplice, incluindo UFPB

A Ordem dos Advogados ainda pediu que sejam notificados o presidente da República, o Advogado Geral da União e a Procuradora Geral da República.

OAB pede ao STF anulação de nomeações de reitores que não respeitaram lista tríplice, incluindo UFPB

O presidente Jair Bolsonaro não respeitou a escolha da chapa escolhida pela comunidade universitária da UFPB para assumir o cargo. — Foto:Walla Santos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) pedindo a anulação de todas as nomeações de reitores em que não foram respeitados o primeiro da lista tríplice.O presidente Jair Bolsonaro decidiu nomear para assumir o cargo de reitor de instituições de ensino federais, o menos votado pela comunidade acadêmica. O pedido ocorre após a polêmica envolvendo a Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Na ADPF, a OAB pede ao STF a “anulação dos atos do Presidente da República de nomeação dos reitores por violação aos preceitos fundamentais ao não indicar os primeiros da lista, em respeito à consulta realizada junto à comunidade acadêmica, determinando-se que sejam refeitas as nomeações”. Para isso, que se respeite o primeiro nome da lista. 

Com isso, de acordo com o documento que o ClickPB teve acesso, a OAB pediu que “seja determinado ao Presidente da República que somente nomeie como Reitor o primeiro nome da lista enviada pelas Universidades Federais e demais Instituições Federais de Ensino Superior”. A Ordem dos Advogados ainda pediu que sejam notificados o presidente da República, o Advogado Geral da União e a Procuradora Geral da República. 

O objetivo da ADPF não é a declaração de inconstitucionalidade, mas evitar a “discricionariedade na escolha dos reitores das instituições federais de ensino superior, decorrente da violação dos preceitos fundamentais”. Além disso, o pedido visa manter o princípio democrático e à gestão democrática, pluralidade política e a autonomia universitária. O documento tem como relator o ministro Edson Fachin. 

Ocupação 

Após o nome do terceiro colocado na lista tríplice para o cargo de reitor da UFPB, o professor Valdiney Gouveia, ser anunciado, gerou revolta por parte da comunidade acadêmica. Desde a última sexta-feira (06), depois de um ato, estudantes decidiram se acorrentar na porta da Reitoria. Após cinco dias, a Justiça Federal decidiu cumprir o pedido de reintegração de posse

Além da UFPB, outras universidades não tiveram o nome mais votado na consulta acadêmica para serem nomeados pelo Presidente Jair Bolsonaro. A chapa 2, encabeçada pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, saíram vitoriosas tanto na escola entre estudantes, professores e técnicos quanto na votação dos conselhos universitários da UFPB. 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis