Repercussão

OAB pede que Ministério Público atue contra Leo Lins após ‘piada’ sobre criança com hidrocefalia

OAB-CE solicita que o órgão tome providências em relação ao vídeo em que o humorista aparece fazendo uma piada ofensiva sobre uma criança com hidrocefalia que viveria no Ceará.

OAB pede que Ministério Público atue contra Leo Lins após 'piada' sobre criança com hidrocefalia

Leo Lins fez comentário em apresentação sobre criança com hidrocefalia no Ceará, gerando críticas nas redes sociais. — Foto:Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Ceará (OAB-CE) instaurou, nesta quinta-feira (7), uma representação no Ministério Público do Ceará (MPCE) contra o humorista Leo Lins, que aparece em um vídeo fazendo uma piada ofensiva sobre uma criança com hidrocefalia, que viveria no Ceará.

Em ofício, a OAB solicitou que o órgão tome providências em relação ao vídeo, que provocou reações nas redes sociais gerando várias críticas ao comentário feito pelo humorista. A repercussão negativa do vídeo e do ato levou à demissão de Leo do SBT, emissora onde ele trabalhava. A empresa não quis comentar se o fato tinha relação com a fala do humorista.

O documento defende que “piadas” dessa natureza são indignas de serem veiculadas. “A reiterada falta de sensibilidade e respeito demonstrado pelo artista reafirma que, na busca por momentos de destaque e aplausos, o ser humano pode ser frio e maldoso”, disse a OAB.

A representação é assinada pelo presidente e pela vice-presidente da OAB-CE, respectivamente, Erinaldo Dantas e Christiane Leitão e pelo presidente da Comissão de Direito de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD), Emerson Damasceno.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, esclarece que a Lei Brasileira de Inclusão veda a discriminação de pessoas com deficiência.

“O referido humorista tem se notabilizado por ‘piadas’ de cunho depreciativo, às quais se fazem necessárias as apurações a fim de que seja verificada a existência ou não de ilícito penal”, explicou Erinaldo Dantas.

Para Emerson Damasceno, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-CE, a liberdade de expressão não pode ser motivo para ações como a de Leo Lins ficarem “impunes”.

“Ressaltamos que apoiamos a liberdade de expressão, mas que fatos dessa natureza não podem ficar imunes à lei. A inércia das instituições ante algo tão reprovável não é o que se espera em um estado democrático de direito”, disse Emerson.

A hidrocefalia é uma condição que acontece quando a quantidade de líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido, aumenta no crânio. Este acréscimo anormal do volume de liquor dilata os ventrículos e comprime o cérebro contra os ossos do crânio, provocando uma série de sintomas que necessitam de tratamento de emergência para prevenir danos mais sérios, segundo o Ministério da Saúde.

AACD repudia vídeo

O vídeo, que não consta mais no perfil oficial do humorista no Instagram, foi repudiado também pela Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), entidade nacional referência na causa. “A AACD repudia veemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado nas redes sociais do comediante”, disse a nota feita pela entidade.

“Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problema” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, complementou a publicação da AACD. 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

INSS antecipa primeira parcela do 13º dos aposentados; pagamento será feito junto com benefício de abril

2

Brasil

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no programa Pé-de-Meia

3

Brasil

Avião faz pouso forçado em rodovia após falha no motor no interior de São Paulo

4

Brasil

Moraes dá cinco dias para ‘X’ explicar ‘reorganização da milícia digital’ apontada pela Polícia Federal

5

Brasil

Suposto ataque hacker derruba parte do site do Tribunal de Justiça da Paraíba