Brasil

Olavo de Carvalho após vídeo de Roberto Alvim que evoca Goebbels: ‘Talvez não esteja muito bem da cabeça’

Mais tarde, o ideólogo levantou a hipótese de 'sabotagem' por assessores petistas

Olavo de Carvalho após vídeo de Roberto Alvim que evoca Goebbels: 'Talvez não esteja muito bem da cabeça'

Olavo de Carvalho é uma figura admirada entre diversos integrantes do governo de Jair Bolsonaro.​ — Foto:Reprodução

RIO – O ideólogo de direita Olavo de Carvalho criticou o secretário especial de Cultura, Roberto Alvim, após a divulgação de vídeo em que Alvim copia uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.

“É cedo para julgar, mas o Roberto Alvim talvez não esteja muito bem da cabeça. Veremos”, escreveu em sua conta no Facebook o ideólogo, que é uma figura admirada entre diversos integrantes do governo de Jair Bolsonaro.

Mais tarde, o ideólogo levantou a hipótese de ‘sabotagem’ por assessores petistas. “Ou o Alvim pirou, ou algum assessor petista enxertou a frase do Goebbels no discurso dele para assassinar sua reputação”, disse Olavo.

Ele criticou a linha do discurso, dizendo “Não só a paráfrase do Goebbels é sinal de miolo mole, mas o nacionalismo estatal ao estilo getulista é completamente estranho, se não francamente hostil, ao espírito desestatizante do governo Bolsonaro. É tudo muito doido.”

Por fim, ele compartilhou uma publicação, reforçando a ideia de que Alvim tenha sido “sabotado por assessores de esquerda”.

Na noite de quinta-feira, Roberto Alvim gerou indignação nas redes sociais por causa de um vídeo criado para divulgar o Prêmio Nacional das Artes, projeto lançado horas antes em live com a participação do próprio presidente. No discurso, o secretário copiou uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.

Além do trecho copiado do discurso de Goebbels, outra referência ao regime de Adolf Hitler é a trilha sonora do pronunciamento: a ópera “Lohengrin”, de Richard Wagner. O compositor alemão era celebrado pelo líder nazista e teve grande influência em sua formação ideológica.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados nesta quinta-feira

2

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

3

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

4

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

5

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso