Bicho

Onça Loki foge de recinto no Zoológico de Brasília e visitantes são retirados às pressas

Segundo órgão, animal estava no perímetro do zoológico o tempo todo e foi capturado por volta de 15h. Espaço fica fechado para visitantes neste sábado (8), e reabre no domingo (9).

Onça Loki foge de recinto no Zoológico de Brasília e visitantes são retirados às pressas

Onça Loki fugiu de recinto no Zoológico de Brasília. — Foto:Instagram/Reprodução

Uma onça, chamada Loki, fugiu do recinto onde era mantida, no Zoológico de Brasília, na manhã deste sábado (8). Os funcionários do espaço, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, fizeram uma operação para capturar o animal, que foi resgatado por volta das 15h.

Segundo a administração do Zoo, a suçuarana, também chamada de puma ou onça-parda, ficou o tempo todo na área interna. Porém, 19 visitantes que estavam no local foram retirados às pressas. O espaço permanece fechado neste sábado e reabre no domingo (9).

A reportagem apurou que, por volta das 9h, uma visitante avistou o animal solto e avisou aos funcionários, que iniciaram as tentativas de resgate da onça. Biólogos usaram dardos com injeções de anestésicos para conter a suçuarana e capturá-la em segurança.

Em uma postagem nas redes sociais, o Zoológico de Brasília informou que o animal foi colocado em observação. “Graças ao esforço coletivo dos vigilantes, brigadistas, biólogos, veterinários, zootecnistas, policias e, principalmente, cuidadores de animais, a captura ocorreu com sucesso sem nenhuma intercorrência”, diz o texto.

Onça-parda

A onça, de 4 anos, chegou ao Zoo de Brasília em 2018 e, por ter sido criada sob cuidados humanos, segundo a administração do espaço, é um animal manso.

“A diretoria irá investigar para saber o que causou a fuga do animal e tomará as medidas necessárias cabíveis.”

Jardim Zoológico de Brasília — Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Onças-pardas são o segundo maior felino do país – atrás apenas da onça-pintada. O animal adulto pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg.

Esses felinos caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo, segundo especialistas. Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil.

Pesquisas comprovaram que a espécie é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos, e consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana