Investigação

PGR quer lista com nomes de seguidores de Bolsonaro nas redes sociais

Sobre as publicações, a PGR quer que as big techs informem quantidades de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários.

PGR quer lista com nomes de seguidores de Bolsonaro nas redes sociais

Bolsonaro está sendo investigado pela PGR — Foto:Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (17), que plataformas enviem uma lista completa com os nomes e dados de identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais.

O pedido cita Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook, Twitter e YouTube. O órgão requer também que as empresas enviem a “integralidade das postagens” de Bolsonaro sobre “eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas e fotos e/ou vídeos com essas temáticas”.

Sobre as publicações, a PGR quer que as big techs informem quantidades de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários e “demais métricas aferíveis”.

A solicitação é assinada pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos. Foi feita no inquérito que apura os suspeitos de incitarem os atos de 8 de janeiro, em Brasília. O relator da investigação é o ministro Alexandre de Moraes.

O ex-presidente foi incluído no inquérito por ordem de Moraes e também a pedido da PGR. Bolsonaro passou a figurar na investigação por causa de uma publicação feita em seu perfil no Facebook em 10 de janeiro.

Na ocasião, ele postou uma desinformação em que contestava o resultado eleitoral e dizia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teria sido eleito pelo povo. Apagou horas depois.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lula é recebido com vaias e aplausos em evento com prefeitos

2

Brasil

Mau tempo: avião com destino a João Pessoa sobrevoa capital, mas acaba pousando em Recife

3

Brasil

Governo divulga portaria com regras para famílias de crianças com deficiência causadas pela Zika solicitarem apoio de R$ 60 mil ao INSS

4

Brasil

Novas regras do CFM ampliam recomendação para cirurgia bariátrica em relação ao peso e à idade; entenda

5

Brasil

Justiça dá 20 dias para governo explicar gastos com viagens de Janja