Internet

“Pixsexual”: Brasileiros usam sistema de pagamento PIX para paquerar; Banco Central faz alerta

A ferramenta de transferências e pagamentos lançada em novembro de 2020 com o objetivo de permitir transações entre usuários em tempo real sem custos tem sido usada para outros fins.

"Pixsexual": Brasileiros usam sistema de pagamento PIX para paquerar; Banco Central faz alerta

Um dos casos notórios viralizou no relato de um internauta que, após bloquear sua namorada em todas as redes sociais, começou a receber transferências via Pix, todas no valor de R$ 0,01, com pedidos para reatar o namoro. — Foto:Reprodução

Usuários do Pix, sistema do Banco Central que permite pagamentos e transferências sem custos em tempo real, descobriram uma função inusitada para o serviço. Diversos usuários tem usado o sistema para paquerar.

Como o sistema permite enviar uma pequena mensagem junto com a transferência, usuários apaixonados tem enviado quantias simbólicas para a conta da pessoa que gostam e, no campo onde deveriam preencher a identificação da transferência, acrescentam flertes.

Um dos casos notórios viralizou no relato de um internauta que, após bloquear sua namorada em todas as redes sociais, começou a receber transferências via Pix, todas no valor de R$ 0,01, com pedidos para reatar o namoro.

A partir daí, a ideia se espalhou. Não demorou até que alguém desse um nome pra essa nova moda: pixsexual. 

A brincadeira acabou chegando aos ouvidos do Banco Central, que se pronunciou sobre o tema.

O que o Banco Central tem a dizer

De acordo com a CNN, a autarquia garante que o único objetivo da ferramenta é dar mais agilidade às transações financeiras e ressalta: “o PIX é um meio de pagamento, não uma rede social”. 

O BC acrescenta também que não há previsão legal para bloqueio de usuários específicos dentro do sistema. Contudo, para quem não quer ser incomodado com mensagens, indica que o usuário pode configurar o aplicativo do banco onde mantém a conta para não receber notificações de pagamentos. 

Sobre quem compartilha suas chaves do PIX na internet, esperando receber uma transferência, a instituição alerta que a exposição vem com riscos, principalmente quando a chave cadastrada é o CPF ou número de telefone, que são dados sensíveis.

Já para a chave aleatória, que não inclui dados pessoais, a entidade garante ser seguro compartilhá-las, já que elas não dão acesso à conta, servindo apenas para receber o dinheiro. 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Jovem mata e decepa mão da mãe para retirar dinheiro em banco na Bahia

2

Brasil

Cachorro morre após falha em transporte aéreo e viagem para destino errado

3

Brasil

Concurso Nacional Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

4

Brasil

Vídeo mostra momento exato do acidente com Learjet da Cimed em Erechim, no Rio Grande do Sul; assista

5

Brasil

Atenção: acidente agora com Learjet da Cimed em Erechim no Rio Grande do Sul