TRF3

Polícia Federal prende hacker que teria atacado sistema de Tribunal Regional

Segundo a PF, ele foi preso em Campo Grande (MS) e estava foragido desde 2021. Seu nome, inclusive, constava da lista de Difusão Vermelha da Interpol.

Polícia Federal prende hacker que teria atacado sistema de Tribunal Regional

O ataque cibernético ocorreu em janeiro de 2021. — Foto:Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã deste domingo (17) uma pessoa que foi responsável pelo ataque hacker ao sistema do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), sediado em São Paulo. Segundo a PF, ele foi preso em Campo Grande (MS) e estava foragido desde 2021. Seu nome, inclusive, constava da lista de Difusão Vermelha da Interpol, ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas para extradição.

O ataque cibernético ao sistema do TRF3 ocorreu em janeiro de 2021. A PF informou que, nesse ataque, o criminoso pretendia alterar documentos eletrônicos de assinatura de agentes públicos para a obtenção de vantagens pessoais. Após ter invadido o sistema de processos judiciais eletrônicos, o hacker também falsificou pareceres do Ministério Público Federal em seis processos que tramitavam no TRF3 e nos quais ele era réu.

A investigação teve início quando dois magistrados detectaram alterações em documentos, com uso fraudulento de suas assinaturas digitais. Esse hacker teria alterado documentos de ao menos oito processos, informou a PF.

O nome do criminoso não foi revelado pela Polícia Federal. Mas o órgão informou que ele foi condenado a uma pena de 9 anos de prisão pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público. A sentença condenatória foi expedida pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em dezembro de 2021.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

VÍDEO: Ministra Marina Silva abandona sessão no Senado após bate-boca sobre rodovia na Amazônia

2

Brasil

VÍDEO: em show no Rio Grande do Norte, vocalista do Camisa de Vênus ataca religião: “Deus, larga de ser escroto”

3

Brasil

Lula sanciona Lei do Luto Parental para garantir acolhimento a famílias que perderam bebês

4

Brasil

Em depoimento ao STF, Queiroga diz que Bolsonaro entrou “num quadro de profunda tristeza” após perder eleição e nega estado de exceção

5

Brasil

Enem 2025: inscrições começam nesta segunda com novidades para alunos de 3º ano; entenda